A Polícia Federal de Marília cumpre nesta sexta-feira cinco mandados de busca e apreensão em cidades da região e do Paraná na investigação do tráfico de drogas com pequenos aviões na “rota caipira”.
A operação envolveu buscas em Paraguaçu Paulista, Cornélio Procópio e Londrina e provocou a apreensão de um avião. É o segundo apreendido nas investigações, provocada pela identificação de um avião rural com 900kg de maconha. Havia ainda 400kg no hangar onde ele foi recolhido em Paraguaçu. A aeronave teve tanque adaptado para carregar drogas.
O avião agrícola usado pelos traficantes foi desmontado em Paraguaçu e transportado para a delegacia da PF em Marília. Na época, o piloto e mais duas pessoas foram presas, entre elas um bombeiro aposentado.
A Polícia Federal investiga, ainda, se os valores obtidos com o tráfico foram utilizados para aquisição de bens, o que pode se caracterizar como lavagem de dinheiro.
FOZ DO IGUAÇU
A operação da PF em Marília foi a segunda do dia no combate ao tráfico de drogas. Em Foz do Iguaçu foi lançada a Operação Jacutinga, que investiga grupo responsável por introduzir no Brasil e enviar drogas para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Policiais federais dão cumprimento a oito mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão, nas cidades de Foz do Iguaçu/PR, São Miguel do Iguaçu/PR e Cascavel/PR. Com a deflagração da operação, inicia-se a fase ostensiva da investigação, a qual deve ser concluída em 30 dias.