O Ministério da Saúde incluiu Marília no Programa de Renovação da Frota do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e encaminhou três novas ambulâncias para atendimento na cidade. Solenidade marcou a entrega das unidades, na manhã desta segunda-feira (26), em Curitiba (PR).
O município foi representado pela secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, que recebeu simbolicamente as chaves das mãos do ministro Ricardo Barros, durante solenidade no Palácio Iguaçu, sede do governo do Estado do Paraná.
As três unidades somam investimento de R$ 528.858,00 em recursos federais. Nesta etapa do programa de renovação da frota, Marília foi uma das poucas cidades paulistas beneficiadas e a única que recebeu três ambulâncias.
A secretária destacou os benefícios e lembrou a recente visita de Ricardo Barros a Marília. Segundo Kátia Ferraz, o setor acumula conquistas com a soma de esforços que inclui o Executivo, Legislativo e as lideranças comprometidas com o bem estar da população.
Ela destacou ainda a seriedade das equipes técnicas, formada por servidores municipais, que cumprem importante papel em relação à documentação e habilitação do município.
“O atendimento a essa demanda era uma reivindicação antiga do nosso Samu e da população em geral. É resultado de um trabalho articulado feito a muitas mãos, com o compromisso técnico das nossas equipes na Secretaria, o engajamento das lideranças da cidade e da credibilidade e confiança que o prefeito Daniel Alonso tem resgatado para a nossa cidade”, declarou Kátia.
No total, o programa abrange 365 municípios brasileiros em 23 estados. O ministério entregou 476 veículos para renovar a frota já existente, melhorando a qualidade do serviço com adequadas condições para socorro imediato. O investimento para esta iniciativa é de R$ 83,9 milhões.
A secretária Kátia informou que ainda na semana passada, quando o Ministério anunciou a inclusão de Marília no programa, foram iniciados os procedimentos de documentação e liberação para que as unidades sejam trazidas de Curitiba, apresentadas à equipe do Samu e iniciem a operação nas ruas e rodovias do município já neste mês de abril.