Nacional

Governo confirma corte do sinal analógico em Bauru nesta quarta

Governo confirma corte do sinal analógico em Bauru nesta quarta

O grupo de implantação da TV Digital (GIRED) aprovou nesta terça-feira (27/03) o desligamento do sinal analógico de TV em Bauru e outras cidades do Oeste Paulista a partir de 23h59 desta quarta-feira.

A decisão também prevê adiamento de alguns cortes na região de Presidente Prudente e Rio Preto, onde o processo começa amanhã e vai até o dia 18/04. Nesta quarta serão atingidas Bauru, Agudos, Aeralva, Avaí, Borebi, Cabrália, Pirajuí, Piratininga e Presidente Alves. 

representa dizer que usuários sem TV a cabo, sem TVs com dispositivo conversor de sinais  ou sem antenas digitais não vão conseguir assistir TV. Famílias envolvidas em programas sociais, como Bolsa Família, podem requisitar antenas aos órgãos gestores dos projetos. As demais devem providenciar ois equipamentos.

Pesquisa sobre o índice de digitalização aponta que 91% dos usuários da regição já não usam sinal analógico. Nos municípios de Presidente Prudente e em São José Rio Preto o índice foi de 89%.

A digitalização da TV aberta permitirá que os telespectadores assistam aos seus programas com maior qualidade de som e imagem, além de trazer outras vantagens, como suporte à recepção móvel, multiprogramação e interatividade.

Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta em tecnologia analógica. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G LTE) no Brasil.