Exposição, festa dos 50 anos e dança na AEA de Marília

A AEA (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos) apresentou na noite desta quarta-feira obras de arte que a partir desta quinta estarão expostas ao público na sede da entidade. A mostra Arte Nossa reúne trabalhos de profissionais das três categorias e marca os 50 anos da entidade, completados ontem (28).

A abertura e a celebração do aniversário da associação levaram dezenas de convidados e autoridades para a sede da associação. A data marcou também encerramento do mandato da diretoria e assembleia que reelegeu o engenheiro Edson Navarro como presidente.

Ex-presidentes da entidade foram homenageados e receberam certificados para marcar sua participação histórica na consolidação da entidade.

Navarro disse que foi um mandato de muito trabalho e agradeceu a confiança dos profissionais para um novo mandato. “Há muitos projetos, há muito trabalho a desenvolver para os próximos dois anos.”

A engenheira Cláudia Sornas, única mulher a presidir a Associação, falou em nome dos ex-presidentes e lembrou a importância da entidade para a categoria e para as cidades em volta.

A mostra envolve ainda uma homenagem à arquiteta e artista plástica Roberta Pauli. Telas e obras da arquiteta, que integrou exposições no Brasil e exterior, integram a mostra

TALENTOS


O arquiteto Laerte Rosseto, um dos expositores, apontou a importância de mais um espaço para as artes e a atuação da Associação para representar a categoria e incentivar não só a profissão mas a influência dos profissionais no desenvolvimento sustentável e qualidade de vida nas cidades.

Moysés Dalan, ex-presidente da Associação e engenheiro eletricista, lembrou que a arte faz parte do trabalho, que vai muito além de questões técnicas. “Vai muito além das instalações, envolve uso da tecnologia, do conhecimento dos profissionais e de sua sensibilidade para criar projetos harmoniosos, que dão personalidade a cada trabalho.”

A arquiteta Denise Guarezzi, que expõe telas na mostra, disse que começou a estudar arte ainda na infância, fez curso e desenvolveu técnicas que também influenciam muito seu trabalho. “Quando me formei não havia tecnologia para plantas e projetos por computador e estas técnicas ajudaram muito no desenvolvimento dos projetos.”


Aglays Damaceno, outra arquiteta com peças na exposição, disse que a arte é também um hobby e uma fuga do estresse. “É uma forma de relaxar e isso com certeza influencia no trabalho e planejamento.”

O agrônomo Ronaldo Maio, que expõe produtos artesanais produzidos com material fitoterápico e de cuidados pessoais, elogiou a iniciativa de unir os trabalhos dos profissionais. “São talentos que vão muito além dos escritórios e com certeza esse viés artístico e a sensibilidade que ele representa influenciam projetos dos profissionais”, disse.

A FESTA

Além das homenagens, a festa envolveu descerramento de uma placa comemorativa, que lembra o objetivo da entidade e a primeira diretoria, presidida pelo engenheiro Antonio Casadei, já falecido, e a atual diretoria.

O evento teve ainda apresentação musical e de dança do ventre e outras manifestações árabes e orientais, que também foram lembradas no cardápio.

Serviço
Arte Nossa – de 29 de março a 4 de abril
Salão social da AEA de Marília
Rua Mecenas Pinto Bueno, n.º 1.207
Entrada franca
Visitas em horário comercial