Três meses depois receber um prêmio nacional por bravura, o soldado Renato Taroco, do 9º Batalhão da Polícia Militar de Marília, acaba de receber mais uma homenagem de muito respeito: um certificado da SWAT, força de elite policial dos Estados Unidos, por seu trabalho no salvamento a companheiros em um acidente.
Renato Taroco foi aos Estados Unidos como parte do prêmio recebido como “herói de verdade” em dezembro do ano passado. Ganhou direito a conhecer e acompanhar atividades da Swat.
E se a viagem já era um reconhecimento importante, ficou ainda melhor: foi o primeiro policial brasileiro a receber um “certificado de reconhecimento” assinado pelo tenente Kelly Cole, comandante da Swat.
Taroco também ganhou um curso de treinamento de táticas policiais orientado por oficiais da Swat. As informações vão se tornar um programa de orientação que Taroco pretende a oferecer a policiais no Brasil.
Um dos objetivos é uma campanha para arrecadar recursos que financiem uma viagem ao Texas para novos cursos com policiais de todo o mundo e orientação da Swat (assista abaixo ao vídeo da campanha).
As homenagens acompanham um momento de glória e de dor. Em abril de 2015, Taroco pulou sob uma viatura em chamas para salvar dois policiais que estavam no veículo após um acidente ocorrido durante busca a um suspeito.
O ato de bravura deixou como consequência lesões permanentes que afastaram Taroco das atividades policiais. O curso de abril é mais um passo neste projeto, mas envolve custos que ele pretende garantir com apoio na cidade. Assista abaixo a história com novos projetos do herói mariliense.