Nesta sexta-feira (06) e sábado (07) a população de Padre Nóbrega (área do distrito) e dos bairros adjacentes, incluindo o Residencial Maracá, Montana e Trieste Cavichioli, será atendida pelo Mutirão de Limpeza 2018, para o combate ao Aedes aegypti e outras ameças à saúde. No sábado a coleta também acontece na região central de Marília, especificamente na área comercial. No total, já foram removidos 736 toneladas de inservíveis da cidade.
A força-tarefa que envolve as secretarias de Meio Ambiente/Limpeza Pública, Saúde, Obras e outras pastas e autarquias começou no dia 15 de março e cumpriu o primeiro cronograma até o último dia 29. Foi a primeira ação de 2018, que deverá ter ainda uma segunda campanha, no próximo semestre.
Foram recolhidas 226 toneladas de inservíveis na zona sul da cidade. Já na zona leste, foram 134 toneladas. Os resultados na região oeste e norte somaram mais 376 mil quilos, totalizando 736 toneladas de resíduos que poderiam ter virado criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
COMO PARTICIPAR
A população deve participar do mutirão colocando em frente às casas móveis velhos, latas, garrafas, objetos de plástico e madeira, além de outros materiais que possam acumular água e favorecer a reprodução do mosquito Aedes aegypti.
O mutirão não recolhe galhos, entulhos de construção, resíduos que provém de podas e jardinagem e materiais orgânicos em geral. Para estes objetos, é necessário o serviço de caçamba ou o uso da coleta domiciliar de rotina, conforme o tipo de material.
A expectativa do secretário de Meio Ambiente e Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, é que seja retirado grande volume em Nóbrega e adjacências. “É uma região em expansão, com muitos moradores e extremamente importante do ponto de vista urbano. Os serviços públicos precisam chegar a essa população, com qualidade”, disse.