Sustentável

Conselho de Meio Ambiente elege diretoria e programa atividades

Conselho de Meio Ambiente elege diretoria e programa atividades

O Cades (Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) já tem diretoria eleita, com direito a encontro de posse, e uma programação de atividades que vai levar para as ruas a discussão sobre como fazer o desenvolvimento equilibrado de Marília.

A posse dos conselheiros e diretores foi feita no Centro de Educação Ambiental, no Bosque Municipal, e já marcou para o dia 17 de abril, das 15h às 17h, uma nova reunião no mesmo local para discutir temas da cidade e organização do trabalho. Clique aqui para saber mais.

Segundo o presidente do Conselho, Sérgio Urbaneja, representante da ONG Ambientalista Origem, uma das pautas é a criação de Comissões Temáticas ou grupos de trabalho que vão abordar assuntos específicos a partir de propostas da comunidade ou conselheiros.

“De todo modo, espera-se que temas importantes e urgentes nas questões ambientais, e também sociais, do Município, estejam contemplados, como as questões da água e do esgoto, do licenciamento ambiental, da coleta seletiva de resíduos sólidos secos e orgânicos, da reciclagem, da destinação correta dos rejeitos etc”, diz Urbaneja.

Segundo o presidente, são as pautas previstas, mas já há indicação de outros temas em que o conselho pode participar, como na discussão do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, que Marília não tem ainda.

O conselho também deve participar na discussão do uso dos agrotóxicos no município, uma prática que além de questões sanitárias e de saúde envolve efeitos como eliminação ou afastamento de abelhas.

“Também foram criados grupos virtuais para irmos organizando essa pauta da reunião e outros debates futuros, um no WhatsApp e outro no Facebook, de modo a facilitar que todas as pessoas interessadas apresentem suas propostas e opiniões, mesmo aquelas que porventura não possam se fazer presentes na reunião do dia 17.”

Além de Sérgio Urbaneja, a diretoria tem  como vice-presidente Vandir Pedroso de Almeida (Ciesp) e o secretário Cassiano Rodrigues Leite (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública).