Marília

Comitiva de Marília vai a Maringá e ‘importa’ projeto de desenvolvimento

Comitiva de Marília vai a Maringá e ‘importa’ projeto de desenvolvimento

Uma comitiva de aproximadamente 50 empresários e lideranças de Marília participou de encontro em Maringá, no norte do Paraná, para conhecer o modelo de atuação do Codem (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá), cidade considerada modelo em planejamento e gestão. Criado na década de 90 para auxiliar a administração pública, o Codem ajuda a projetar a cidade paranaense para o futuro socioeconômico.

“Este conselho tem caráter deliberativo e consultivo para formular e fazer executar as políticas de desenvolvimento econômico da cidade”, disse entusiasmado, Adriano Luiz Martins, presidente da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília). De acordo com o dirigente, o futuro Conselho de Desenvolvimento de Marília seria regulamentado por lei municipal com as atribuições devidamente claras.

“O Codem em Maringá surgiu a partir de um movimento da sociedade organizada com o objetivo de discutir, com base nos indicadores econômicos da cidade, a falta de planejamento; descontinuidade das ações dos governos na cidade e indignação e capacidade de mobilização da comunidade”, disse José Carlos Valêncio, presidente da associação comercial de Maringá.

“Foram realizadas inúmeras reuniões com participações de Lions, Rotarys, Lojas Maçônicas, Sindicatos, Associações e outras entidades da Sociedade Civil, e em 1996 foi desenvolvido o Codem.”

O conselho atua com diretoria, um plenário e 11 Câmaras Técnicas Setoriais. Entre as funções que o Codem tem, uma delas é a atribuição de gerir o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (FMD).

Esta é a segunda iniciativa que a associação comercial de Marília faz em favor de um possível Codem em Marília. A primeira foi a realização de uma palestra, em dezembro, na sede da Acim, com o prefeito de Maringá, Silvio Barros, que instituiu o Codem em Maringá, na década de 90. “Nosso próximo passo será discutir com os segmentos de Marília como iremos nos organizar neste sentido”, falou Adriano Luiz Martins.