Os motoristas de ônibus e funcionários do setor de transporte das empresas Grande Marília e Sorriso de Marília, responsáveis pela mobilidade de 50 mil pessoas por dia na cidade, participaram nesta sexta-feira, 13 de abril, da Semana Mundial da Saúde, promovida pelo SEST/SENAT em parceria com a AMTU, Clínica Imune e Droga Raia.
Uma ação de promoção à saúde foi instalada no Centro de Convivência dos Operadores durante todo o dia para oferecer orientações de saúde e de hábitos saudáveis. A campanha também ofereceu check-ups e consultas em odontologia, fisioterapia, nutrição, psicologia, com testes de glicemia, aferição de pressão e exercícios de alongamento.
O motorista da Grande Marília, Erivelto Guimarães da Silva, durante aferição da pressão: tudo em ordem
Vitória Freiras, diretora do SEST/SENAT, conta que para aproveitar a Semana Mundial da Saúde, que ocorre em abril, o Serviço Social do Transporte está desenvolvendo ações voltadas para o setor em todo o Brasil, desenvolvida por todas as 149 unidades, e a de Marília vem promovendo esta campanha de orientação e promoção durante todo o mês, tanto na unidade como nas empresas do setor.
A AMTU (Associação Mariliense de Transporte Urbano) e as empresas concessionárias do transporte coletivo de Marília, Grande Marília e Sorriso de Marília são parceiras do SEST/SENAT em diversas ações, tanto de promoção a saúde como de capacitação profissional.
Vitória Freitas (SEST/SENAT), Naiane Gonçalves (Sorriso), Úrsula Machado (SEST/SENAT), Alexandre Santiago (Sorriso/AMTU) e Elen Andreotti (AMTU)
Para Alexandre Santiago, diretor da AMTU, as empresas sempre incentivaram hábitos saudáveis entre seus funcionários, estimulando a prática de esportes, como a competição de futebol, bem como oferecendo a capacitação e qualificação dos profissionais, sempre que necessárias. “Nossos funcionários, inclusive, utilizam os serviços de saúde e de lazer do SEST/SENAT de Marília.”
Para o auxiliar de tráfego da Sorriso de Marília, Eduardo Massareti Gianini, estas campanhas os ajudam a se manter em alerta com a saúde. “A dentista mesmo achou cárie e já agendou o tratamento na unidade, tudo de graça. Ainda bem, pois nem havia percebido a necessidade.”
Já o motorista da Grande Marília, Erivelto Guimarães da Silva, gostou de checar sua pressão arterial. “Eu controle bem, tomo a medicação de forma correta, mas é sempre bom verificar por garantia e realmente minha pressão estava boa.”
Funcionários participam de uma sessão de exercícios de alongamento, relaxando os músculos no intervalo do trabalho