Uma comitiva formada por cafeicultores de Garça (30km) e autoridades da cidade está em Barcelona, na Espanha, para acompanhar o lançamento do café com RG, Fazendas região de Garça. É um blend de grãos formado com as variedades Mundo Novo, Obatã vermelho, Icatu amarelo e Icatu vermelho, todos produzidos na cidade, que se tornou a maior produtora da região.
Um estande na Alimentaria, a maior feira de alimentação na Espanha, apresenta a marca e o produto para o mundo. O prefeito da cidade, João Carlos dos Santos, acompanha a comitiva para a apresentação da marca.
A cidade já vem conquistando visibilidade na Europa, especialmente na Espanha. A partir de fevereiro o projeto ganhou visibilidade em meios de comunicação com a ideia do Café com RG, para a identificação da Região Geográfica e valorização do café garcense.
O lançamento envolve diferentes passos, dos cuidados no plantio e mmanejo ao um termo de colaboração entre o poder público e a Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região de Garça, batizada como Garça Specialty Coffee Association (GSCA), já de olho no mercado internacional.
Além de criar um projeto de identidade e valorização do café da região de Garça, os produtores buscam registro de Indicação Geográfica (IG) do café da região da Alta Paulista do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, na modalidade “Indicação de Procedência (IP)”
“A conquista da Indicação Geográfica valorizará o café produzido em Garça e região, fator determinante para a abertura de novos mercados”, explicou o prefeito João Carlos dos Santos.
A Associação foi criada há 11 anos e e inclui pequenos e médios produtores com programa que envolve recuperação do produto como importante fonte de economia e busca novo patamar, para incluir a produção entre os cafés premium no mercado externo.Acompanhe abaixo vídeo divulgado pela comitiva