Uma campanha que não é exatamente novidade nas redes sociais acaba de ganhar mobilização em Marília e região para arrecadar novelos de lã e produzir ‘perucas de princesas’ para meninas em tratamento contra o câncer.
As ‘perucas’ reproduzem penteados de famosas princesas de desenhos e além de uma solução estética representam uma ação em autoestima e bem-estar.
“Um dia recebi um vídeo da que mostrava perucas de princesas para meninas com câncer e me apaixonei pela ideia Hoje estamos tentando realizar esse projeto com as adolescentes que estão em tratamento de dependência química na Clínica André Luiz e acho que vai fazer bem a elas”, disse a diretora da clínica, Eliana Boaretto.
As adolescentes – 17 em atendimento hoje – vão produzir as perucas como forma de terapia ocupacional e de contribuição para atendimento social.
O material produzido será doado a entidades como a ACC (Associação de Combate ao Câncer) e o Gacch (Grupo de Apoio à Criança com Câncer e Hemopatias), em Marília, além do grupo de combate ao câncer de Garça, onde fica a clínica André Luiz.
Eliana destaca que um desafio do projeto é conseguir volume em novelos para atender a todas as interessadas. Cada peruca, na verdade tocas de lã com causas que imitam penteados e cabelos compridos, usa até quatro novelos.
A expectativa é produzir na primeira etapa pelo menos 50 perucas. “Não adianta ir até os centros de apoio para doar poucas perucas, Preciso de ajuda na doação de lã (amarela, azul, branca, preta, marrom).” Cada peruca exige até quatro horas de trabalho.
Interessados em doar lã para o projeto podem fazer a entrega diretamente na sede da clínica, na rua André Luiz, 120 em Garça, ou deixar na loja Santa Amora do Supermercado Confiança.