Sustentável

Comitê do Paranapanema lança projeto Papel Zero e amplia divulgação virtual

Comitê do Paranapanema lança projeto Papel Zero e amplia divulgação virtual

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Paranapanema, que trabalha com projetos de preservação e recuperação de mananciais em toda a região, incluindo Marília, acaba de engrossar uma campanha de sustentabilidade com o projeto “Papel Zero”, que reduz uso de papel em informativos, mensagens e outras formas de comunicação.

Uma das primeiras medidas é reorganizar e melhorar os serviços de divulgação do projeto com plataformas digitais, especialmente vídeos e redes sociais.

O comitê surgiu em 2009 como evolução do trabalho de comitês locais e da necessidade de integrar projetos dos estados de São Paulo e Paraná que são abastecidos e usam a bacia do Paranapanema. Envolve seis comitês (três de cada Estado) em ações e planejamento para recuperação, exploração e conservação da Bacia.

Os primeiros boletins divulgados pelo comitê apresentam a proposta do “Papel Zero” e os resultados da participação no Fórum Mundial da Água, que reuniu dirigentes do país e do mundo para discutir políticas de preservação e cuidados com a água.

A comitiva da região acompanhou plenárias e discussões sobre medidas para controlar o uso da água, a devolução de água tratada aos mananciais, atualidade da regulamentação que controla exploração de águas e outros temas envolvidos com a preservação.

“São decisões que envolvem comitê, cidades, todos a se envolverem com isso. O território foi muito degragado. Ainda se desmata muito. Precisamos cair na conscientização e provocar regeneração”, disse o engenheiro Dênis Emanuel Araújo, secretário do comitê.

Suraya Modaelli, secretaria adjunta, diz que o trabalha agregou universidades, sociedade e órgãos públicos em atividades que inovam o debate para participação da coletividade.

Acesse o boletim sobre o Fórum Mundial e o vídeo sobre o projeto Papel Zero.