Marília

Amigos do COM lançam campanha para Centro de Diagnóstico Oncológico

Amigos do COM lançam campanha para Centro de Diagnóstico Oncológico

A Associação Amigos do COM (Centro Oncológico de Marília) lançou nesta quinta-feira com o Japan Fest uma campanha para arrecadar recursos destinados a construir na cidade um Centro de Diagnóstico Oncológico, que pode acelerar e melhorar trabalho de identificação precoce de casos de câncer.

A campanha prevê a formação de uma carteira permanente de sócios/voluntários com doação de R$ 20 mensais para a obra. O projeto prevê investimentos de médio prazo que incluem compra de terreno, construção física e instalação dos equipamentos. Um estande de atendimento no Japan Fest faz cadastro de doadores.

“O Centro de Diagnóstico Oncológico de Marília atenderá pacientes do SUS de Marília e região com a realização de ultrassom, mamografia e biópsia em um só dia, encurtando o tempo de diagnóstico, que hoje é em torno de um ano”, diz o médico Leo Pastori, um dos fundadores da associação. Atualmente os exames são realizados na Santa Casa ou HC com diferentes datas de agendamento.

O trabalho já conta com apoio de empresas e parceiros na organização da associação. Os Amigos do Com já conseguiram suporte para desenvolver projeto da obra e uma maquete, que vai acompanhar a campanha. Há mais desafios no caminho, para equipar o centro, contratar profissionais e conseguir vincular o projeto ao SUS (Sistema Único de Saúde).

A ideia do centro é resultado de sete anos de acompanhamento de pacientes que mostrou gargalos entre o diagnóstico e o tratamento dos casos de câncer, especialmente a fila para biópsias.

Segundo Léo Pastori, a agilidade nos exames é importante para diminuir gravidade de casos e a mortalidade da doença, com a detecção precoce do câncer de mama, permitindo que a chance de cura alcance os 90%

A “AMIGOS DO COM” foi fundada em 2011 por iniciativa do médico e algumas pacientes do COM – Centro Oncológico de Marília. Desde então, seus voluntários trabalham em projetos d eprevenção e cura de câncer, principalmente do câncer de mama.

Em 2015, o grupo tornou-se uma associação sem fins lucrativos e começou a se organizar com o objetivo da construção do Centro de Diagnóstico Oncológico de Marília.

Com a missão de “apoiar, orientar e dar suporte humanizado a pacientes com câncer e seus familiares”, realiza um trabalho junto à população de Marília e região com palestras e dinâmicas em eventos.

Além disso, acontecem periódicas reuniões informativas e de apoio no COM, que funciona na Santa Casa de Misericórdia de Marília, voltadas para pacientes de câncer e seus familiares. Para ter uma ideia da abrangência do trabalho, as ações do “Outubro Rosa” (mês da atenção ao câncer de mama) atingiram mais de 20 mil pessoas impactadas com as informações da doença.

“É trabalhando desta forma, e sem desvios, que esperamos alcançar nosso objetivo; para tanto, convidamos toda a população de Marília e região a se juntar a nós tornando-se um associado ou voluntário da construção deste importante centro médico”, diz o médico.

“Nosso trabalho é forte, organizado e convicto de êxito porque nosso sonho é justo e possível e esperamos a participação efetiva da sociedade.”

Para mais informações, acesse o site oficial dos Amigos do COM ou entre em contato pelo telefone 14 – 3306 3045.