O docente da disciplina de Endocrinologia e Metabologia da Faculdade de Medicina de Marília e Vice-Diretor da Famema José Augusto Sgarbi, é o presidente da Comissão Científica do 18º Encontro Brasileiro de Tireoide (EBT) que acontece no período de 19 a 22 de abril, na cidade de Campos do Jordão/SP.
Na cerimônia de abertura, nesta quinta-feira, Dr. Sgarbi fez o discurso de introdução à conferência com o tema “PRÊMIO EBT: A FASCINANTE VIAGEM TRANSLACIONAL NO MUNDO DA TIREOIDE: BENCH TO BEDSIDE”. A conferência foi ministrada pela Dra. Ana Luiza Maia.
“Serão duas conferências internacionais, quatro miniconferências nacionais, seis simpósios, duas sessões para discussão de casos clínicos, um debate, um painel multidisciplinar, uma sessão de julgamento, seis discussões com o professor, tudo bem interativo. Teremos 68 palestrantes durante quatro dias de muita troca de informação científica e clínica”, declarou a Dra. Célia Regina Nogueira, presidente do EBT 2018.
‘Avanços na Genética dos tumores pediátricos e implicações clínicas’, ‘Disfunção tireoidiana no idoso – Quando e como tratar’, ‘O panorama do estado nutricional de iodo no Brasil: onde é preciso avançar’, ‘Efeitos dos hormônios tireoidianos no metabolismo lipídico, glicídico e no coração’, ‘Reflexos moleculares e metabólicos da ação dos desreguladores endócrinos’ são apenas alguns dos temas que serão tratados durante o Congresso.
Entre os destaques do EBT 2018 estão os cursos Pré-Congresso, que vão abordar os temas ‘Genômica e Big data: da pesquisa ao dia a dia da clínica’ e ‘Ultrassonografia da Tireoide’.
Além dos simpósios, haverá visita aos pôsteres, debates de casos clínicos, apresentação dos Grants de Pesquisa e a premiação Jovem Investigador aos melhores trabalhos. Entre os palestrantes internacionais estão os doutores Frederic Flamant, da França, e Laszlo Hegedus, da Dinamarca.
“Ao elaborarmos o programa científico do EBT 2018, utilizamos como princípios norteadores a inovação e a interdisciplinaridade, sempre privilegiando a produção científica nacional, o interesse de clínicos e academia e o incentivo aos jovens investigadores. O programa científico apresenta múltiplos espaços para interatividade, como as sessões de discussão de casos, os painéis multidisciplinares e o inédito ‘julgamento’ ”, comentou Dr. José Augusto Sgarbi, presidente da Comissão Científica do 18° EBT.
O evento reúne cerca de 1.500 participantes entre profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação, atuantes nas áreas de Ciências Biológicas e da saúde, com interesse na glândula tireoide.
O 18º Encontro Brasileiro de Tireoide é um evento organizado pelos endocrinologistas membros do Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia com o objetivo de atualização clínica, divulgação científica e promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os profissionais que atuam na área.