Sustentável

Agricultura e pecuária lideram contaminação de água, diz ONU

Agricultura e pecuária lideram contaminação de água, diz ONU

Um relatório da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) divulgado nesta quinta-feira aponta a pecuária e agricultura como as atividades com maior impacto na poluição de rios e outras reservas de água.

O uso de produtos químicos nas atividades, como nitrato, fosfato e os pesticidas, é o maior responsável pelo despejo de material contaminante na água, disse a especialista da FAO, Sara Marjani.

Uma campanha nacional pelo controle mais rigoroso na utilização de agrotóxicos ganha força em todo o país e conta inclusive com a formação de um comitê de divulgação e discussão em Marília.

O relatório aponta que as duas atividades apresentam ameaça de excesso na utilização de nitrato, fosfato e outros nutrientes como adubos.

Além dos agrotóxicos aplicados sobre as plantações, especialmente em grandes lavouras, antibióticos e outros produtos químicos de uso farmacêutico aplicados na pecuária também cresceram como fonte de contaminação.

De acordo com o estudo, a pecuária intensiva contribui para essa forma de contaminação, assim como pelos excrementos dos animais e outras substâncias que acabam se degradando no ambiente.

Assentamentos urbanos e a indústria completam a lista das fontes de contaminação, segundo o estudo. Ainda segundo a FAO, a agricultura responde por 70% do consumo de água no mundo.