Marília

Acadêmicos recebem profissionais de renome em Medicina e Enfermagem

Acadêmicos recebem profissionais de renome em Medicina e Enfermagem

Os acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade de Marília (Unimar) participaram da 8ª Semana de Estudos, recebendo profissionais de destaque no Anfiteatro da Reitoria em palestras sobre os assuntos mais relevantes da área da saúde. Momento é de suma importância para a formação.

No encerramento do encontro, os estudantes acompanharam a palestra “Pesquisa Clínica: desenvolvimento e humanização” com a professora Beatriz Dal Santo Francisco Bonamichi, gerente médica de pesquisa clínica da Sanofi, seguida pela docente Wilza Carla Spiri que atua com pesquisa na área de gerenciamento em enfermagem falando sobre “Enfermagem – uma voz para liderar – a saúde é um direito humano”.

Organizadores da Semana, a coordenadora do curso de Enfermagem, Tereza Laís Menegucci Zutin e o coordenador do curso de Medicina, Dr. Heron Fernando Gonzaga, celebraram o sucesso das palestras. “É um encontro que valoriza a formação dos futuros médicos e enfermeiros. Estamos abordando diversos temas importantes e ainda ouviremos a experiência de uma egressa que faz doutorado em Harward”, comenta Gonzaga.

Na primeira noite da Semana, o tema “Cenário Epidemiológico da Febre Amarela no Estado de São Paulo” foi ministrado pela enfermeira Alessandra Arrigoni Mosquini, supervisora da Vigilância Epidemiológica de Marília e egressa da Unimar, enquanto na sequência houve palestra sobre “Gastronomia Saudável” conduzida pela nutricionista Mara Silvia Foratto Marconato, docente e coordenadora do curso de Nutrição da Unimar. “Nosso objetivo é fazer os profissionais de saúde discutirem e resgatarem os hábitos e rituais de alimentação, além de tratar de estudos recentes de cientistas e nutricionistas sobre o assunto”, explica.

Fechando a noite, o tema “Medicina e Vegetarianismo” foi falado pela médica Marília Lopes Pinto, especialista em Clínica Médica, graduada em Medicina pela Unimar e ex-professora do curso.

Segundo o coordenador do curso de Medicina, Heron Fernando de Sousa Gonzaga, a semana de estudos não está abordando uma única temática, mas assuntos que são de interesse de estudantes e profissionais da área de saúde. “”, disse o coordenador.