Acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica da Universidade de Marília (Unimar) e profissionais da área participaram do 9º Simpósio Regional de Produção e Reprodução Animal e durante três dias discutiram técnicas e tecnologias ligadas ao tema.
No encerramento, o egresso da Unimar e veterinário Aluísio Marins, falou sobre “Mercado da Equideocultura no Brasil”. Marins criou a Universidade do Cavalo, instalada em Sorocaba e que recebe atualmente 2.800 alunos por ano.
Na sequência a Lauriston Bertelli Fernandes, diretor de pesquisa e inovação da Premix –Nutrição de Resultados, tratou o “Confinamento de bovinos: quando utilizar?”.
De acordo com o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Fabio Manhoso o Simpósio é uma oportunidade única de receber profissionais renomados, com experiência na área.
“A produção animal é a base da veterinária, já que envolve a nutrição, saúde do animal. O profissional desse campo mantém a saúde animal, pensando no fim da cadeia, ou seja, no ser humano”, explica.
O Simpósio foi aberto na segunda-feira com a palestra “Influência da qualidade do volumoso na dieta dos ruminantes”, com o Dr. Luis Zampar, veterinário especialista em Produção de Ruminantes e consultor em Nutrição de Gado de Corte e Leite com Atuação no Brasil e Exterior.
Em seguida, o Dr. Raphael Pelegi Maia, da Socil, primeira empresa de nutrição animal do país falou sobre o “Sistema Compost Barn: benefícios da implantação”.
Na terça-feira, o doutor pela Unesp de Jaboticabal, Guilherme Fazan Rossi falou sobre o “Uso da ultrassonografia como método alternativo de exame andrológico”.
O veterinário explicou que o ultrassom é um método complementar ao exame andrológico, que analisa tanto o perfil corporal do touro, quanto a qualidade do sêmen. Na sequência o tema “Desafios no uso de protocolos de IATF em vacas leiteiras de alta produção” foi abordado pelo doutor Anderson Kloster.
Para o docente Marcilio Félix, o Simpósio é um evento que já conquistou a confiança de alunos, estudantes de outras instituições e profissionais.
“Nosso país é muito forte na área de produção e reprodução animal, já que é grande exportador de carne bovina. O Simpósio é direcionado a discutir temas sobre produção e reprodução”, explica.
Manhoso valorizou a participação dos acadêmicos dos cursos em eventos acadêmicos e científicos. “Recentemente tivemos encontros para discutir a Ozonoterapia e a Toxoplasmose na Medicina Veterinária e lotamos o Anfiteatro. Nosso objetivo é sempre trazer aos acadêmicos encontros que os façam abrir horizontes e complementar o que veem em sala de aula”, finaliza.