Arte & Lazer

Estado adia Virada Cultural e vai chamar cidade para discutir projeto

Estado adia Virada Cultural e vai chamar cidade para discutir projeto

A Secretaria de Cultura de São Paulo decidiu transferir para novembro a realização da Virada Cultural Paulista, que leva shows e outras atrações para cidades do interior, incluindo Marília.

O evento, que deve ter sua 12ª edição neste ano, tradicionalmente acontece entre os meses de maio e junho. Questionado sobre a programação, o secretário estadual da pasta, Romildo Campello, anunciou  que o evento foi adiado para mudar a organização.

O motivo da reavaliação é a perda de público. A presença na virada vem em queda desde 2015. Uma das propostas é atrair cidades que hoje não participam, como Campinas.

Marília é uma das 22 cidades que promovem o evento. EM 2017 trouxe como principais eventos a banda de pagode Negritude Jr e a dupla sertaneja Hugo e Tiago.

Segundo o secretário, uma reunião com representantes das cidades será realizada para discutir a estrutura, divulgação e organização da virada. Não foram divulgadas previsões de atrações ou eventuais novos modelos para o evento.

A Virada é realizada uma vez por ano, com atrações no sábado e domingo e opções de palco externo com shows musicais que unem nomes nacionais a artistas das cidades.

Além dos artistas locais, as prefeituras são responsáveis por outras estruturas, como os chamados palcos internos que recebem exposições, teatro, artes, vídeo e outras formas de manifestação cultural.

Segundo o secretário, a mudança não acarreta prejuízos porque não houve nenhum contrato com artistas e nem compromissos firmados com as prefeituras, o que deve ser definido na reunião dos próximos dias.