Famosos

Morre o empresário e jornalista J.Hawilla, 74

Morre o empresário e jornalista J.Hawilla, 74

O jornalista e empresário J. Hawilla, 74, fundador da TV Tem e um dos principais nomes do marketing esportivo no país, faleceu na manhã desta sexta-feira em São Paulo, onde estava internado desde o início da semana.

Natural de São José do Rio Preto, iniciou a carreira como jornalista esportivo na década 60 e tornou-se um repórter reconhecido e com muitas ligações na área. Nos anos 80 comprou a Traffic, uma empresa de publicidade que se tornou a maior agência de marketing esportivo do país.

Fundou a TV TEM com afiliadas da Rede Globo em Sorocaba, Rio Preto e Bauru e com a criação da emissora em Itapetininga. Fundou a rede de jornais Bom Dia, que chegou a ter uma edição em Marília.

Hawilla passou os últimos cinco anos nos Estados Unidos, mas voltou ao Brasil há alguns meses. Deixa esposa, três filhos e seis netos.

O empresário foi figura central no escândalo de corrupção na Fifa. Delatou a prática de subornos desde 1991 no futebol internacional e uso de instituições financeiras dos EUA para pagar propinas. As informações ajudaram a derrubar um grande esquema de fraudes em investigação que atingiu diretores do futebol no Brasil e exterior.