Os ônibus das empresas Grande Marília e Sorriso de Marilia voltaram a circular nesta segunda-feira após uma paralisação no final de semana por conta da crise de fornecimento de combustíveis, provocado pela greve nacional de caminhoneiros.
A frota circulou maior no horário de pico da manhã, mas pode retomar durante o dia o sistema de racionamento, com redução no número de carros circulando. Pelo menos sete linhas tem um carro a menos na grade de horários.
Diretores das empresas acompanharam a volta do serviço pela manhã e apontam que a retomada foi calma e com público menor que em dias normais, especialmente de estudantes.
“Há uma preocupação do usuário em saber que vai ter o ônibus para voltar e fizemos a programação para isso”, disse o diretor da Sorriso de Marília, Alexandre Santiago.
As empresas requisitaram nesta segunda uma remessa de combustíveis com pedido de escolta policial para superar eventual bloqueio. A carga pode atender também abastecimento de veículos para serviços como Samu. Ainda não há confirmação do envio.
ATO CÍVICO
Na manhã desta segunda-feira alguns comerciantes promovem um ato cívico no centro da cidade em apoio às reivindicações dos caminhoneiros para redução de impostos.
O ato tem apoio da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília) e está marcado para às 10h30. Deve acontecer na rua São Luiz, esquina com a Prudente de Moraes.
“Cantaremos o hino Nacional Brasileiro como demonstração de apoio a manifestação que se iniciou com os caminhoneiros e que hoje é de todo povo brasileiro por uma política pública honesta e administração econômica realmente voltada a geração de empregos e maior renda nas mãos de todos nós trabalhadores”, disse o superintendente da Acim, José Augusto Gomes.