Sustentável

Audiência vai apresentar plano para Estação Ecológica de Marília

Audiência vai apresentar plano para Estação Ecológica de Marília

Uma audiência pública no dia 14 de junho vai apresentar em Marília o Plano de Manejo da Estação Ecológica de Marília, um espaço de preservação ambiental, pesquisa e visitas que pode criar um centro de educação em sustentabilidade além de ações de turismo.

O objetivo é ampliar as discussões sobre o Plano de Manejo e possibilitar a coleta de contribuições dos cidadãos para subsidiar a tomada de decisões do Instituto Florestal sobre Diagnóstico, Zoneamento e Programas que definem as normas e diretrizes do Plano de Manejo da EE Marília.

O plano estabelece metas para cinco atuações diferenciadas no espaço: recuperação, uso público, interação ambiental, proteção e pesquisas.

As atividades para recuperação preveem medidas como contratar e capacitar equipes de recuperação, implantar infraestrutura e adquirir equipamentos, manter contato com órgãos de fiscalização, controlar espécies invasoras e processo de erosão.

Prevê ainda uso público em visitas monitoradas, implantação de trilhas, criação de um centro de atividades para visitantes, produzir material de divulgação em vídeos e informativos, inclusive com distribuição de material na rodovia BR-153, que passa ao lado da estação, e implantar programas de educação ambiental.

A estação ecológica de Marília ocupa 607,14 hectares, com bioma de Mata Atlântica, e é gerida pelo Instituto Florestal do Estado. São pelo menos 129 espécies de plantas identificadas que devem contar com equipes de proteção e fiscalização, especialmente em relação ao uso de áreas vizinhas, como sítios e fazendas.

O espaço envolve ainda biodiversidade em torno do rio Tibiriçá e o espaço deve contribuir para atividades de proteção e fiscalização do uso e preservação do rio.

A audiência será realizada das 18 às 21hs no Auditório da Reitoria da UNIMAR, sito a Av. Hygino Muzzy Filho, 1001 – Campus Universitário, Marília, SP. Os detalhes sobre a estação e o plano de manejo podem ser acessados na página oficial da estação