O atacante Neymar voltou aos gramados neste domingo, exatamente três meses após a contusão que o afastou de partidas, mostrou muita vontade e fez um gol na vitória da seleção brasileira sobre a Croácia por 2 a 0 em amistoso disputado em Liverpool.
O atacante entrou no segundo tempo, como previsto, e desde os primeiros lances foi para cima da defesa croata. O técnico Tite ainda testou outras mudanças – foram cinco substituições – em partida que começou pressão da Croácia.
A partir dos 10 minutos de jogo, os croatas mostraram boas jogadas, especialmente pela lateral esquerda do Brasil, a fim de aproveitar as subidas do lateral Marcelo.
Tite, inclusive, chamou Marcelo à beira do gramado, e o orientou sobre a presença de Modric pelo aquele lado do campo.
Aos 30 minutos, o time brasileiro ainda sentia dificuldade de fazer jogadas de ataque. As jogadas longas, com bolas alçadas pelas laterais eram as únicas jogadas do Brasil que ofereciam perigo.
Em uma delas, Paulinho apareceu de surpresa pelo lado direito da defesa adversária, fez o passe para o meio da área, mas Gabriel Jesus estava bem marcado e a jogada foi neutralizada.
O jogo também foi caracterizado por uma marcação forte dos dois times, inclusive com as algumas jogadas ríspidas e pouco amistosas.
Tite decide tirar Fernandinho e colocar Neymar e deixa o time do Brasil mais ofensivo no segundo tempo.
No terceiro minuto, o time brasileiro já tinha atacado duas vezes,. A presença de Neymar deixou o Brasil mais solto no ataque, fazendo, inclusive, com que o lateral esquerdo Marcelo participasse mais das jogadas ofensivas.
Aos 11 minutos, uma tringulação entre Neymar, Phillipe Coutinho e Gabriel Jesus, Neymar chutou perigosamente.
Aos 15 minutos, Tite fez mudanças na equipe, colocou Felipe Luís no lugar de Marcelo, e Roberto Firmino no de Gabriel Jesus. Aos 19 minutos, Marquinhos entrou no lugar de Miranda, passando a fazer a dupla de zaga com Thiago Silva, seu companheiro no Paris Saint German.
Aos 23 minutos, uma triangulação pela esquerda colocou Neymar na área após passe de Phillipe Coutinho. O brasileiro driblou um marcador e entre três croatas chutou para abrir o placar.
Tite fez ainda duas alterações: colocou Fred no lugar de Philippe Coutinho e Taison no lugar de William. O Brasil teve mais duas jogadas de risco, com um chute de Neymar aos 41 e uma tentativa de Firmino, aos 42, mas as duas foram para fora.
Aos 47 Firmino recebeu lançamento já dentro da área, matou a bola no peito e tocou por cobertura na saída do goleiro para fazer o segundo do Brasil. E o jogo acabou assim. A seleção volta a campo no próximo domingo, em Viena, para amistoso contra a Áustria. A estreia na Copa do Mundo acontece dia 17