Educação

Palestra no Senai Pompéia mostra novo modelo de ensino médio

Palestra no Senai Pompéia mostra novo modelo de ensino médio

A escola Senai de Pompéia promove na próxima quinta-feira uma palestra gratuita com o educador Walter Vicioni Gonçalves para discutir a educação para os novos tempos e reforçar um modelo inovador de ensino na instituição.

A unidade apresenta nova metodologia de ensino com programa de medidas ativas para desenvolvimento de competências e capacidades que promovam a autonomia do aluno e desenvolvemos o nosso currículo inteiramente através de projetos transdisciplinares.

“Temos recebido inúmeras visitas de escolas e instituições de todo o país, que buscam novas formas de desenvolver o ensino com qualidade e inovação”, diz o diretor do Senai/Pompéia, Ronaldo Sotrate Júnior.

Walter Vicioni é diretor do SENAI, Superintendente do SESI em São Paulo e principal responsável pelo desenvolvimento deste novo modelo no Estado.

“É uma oportunidade de debatermos sobre a educação atual e futura do país e nos inspirarmos com novas práticas educacionais, com este grande especialista no tema.”

A palestra terá participação de professores das redes municipais de ensino de Bastos, Garça, Marília, Pompeia e Tupã, mas é aberto a educadores e ao público geral de toda a região.

Professor normalista pelo Instituto de Educação “Dr. Francisco Thomaz de Carvalho”, uma das primeiras escolas de Ensino Normal do Estado, Walter Vicioni iniciou sua carreira na década de 60 em escolas rurais e nas Escolas Masculinas de Emergência, classes escolares organizadas na periferia das cidades de Campinas e São Paulo.

Ao mesmo tempo, frequentou o Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Na década de 70 tornou-se professor no Senai, onde exerceu os cargos de diretor de escolas, diretor de Organização e Planejamento e diretor Técnico.

Cursou o International Institute for Educational Planning, em Paris, e, ainda, certificou-se em Direção Estratégica e Planejamento Empresarial pela Escola de Administração de Empresa de São Paulo (FGV).

É formado também em Gestão de Programas de Cooperação Internacional pela Faculdade de Economia e pelo Instituto de Estudos Avançados (USP).

Foi consultor do Banco Mundial para o Projeto de Desenvolvimento do Setor Privado, como consultor do Projeto de Estudo de Desenvolvimento e Orientação da Formação Profissional do Governo do Marrocos

Em 2006, já na área compartilhada de gestão do SENAI-SP e SESI-SP, passou a gerenciar a Coordenadoria de Gestão e de Planejamento.

A partir de 2008, o professor Vicioni ocupou o cargo de Diretor Regional do SENAI-SP e Superintendente do SESI-SP, cargos executivos da alta gestão das entidades.

Criou as Editoras SESI-SP e SENAI-SP e foi o grande responsável pela implantação do Sistema SESI-SP de Ensino – Movimento do Aprender, oferecendo às escolas municipais a proposta educacional do SESI-SP, focada no processo da aprendizagem, em que o aluno é estimulado a pensar e buscar o saber.

A palestra começa às 19h no ginásio da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, em Pompéia.