Educação

Unimar recebe Semana Nacional de Arquivo e busca referência em memória

Unimar recebe Semana Nacional de Arquivo e busca referência em memória

Um debate com especialistas e quase cem espectadores entre estudantes, professores e pesquisadores levou para a Unimar nesta quinta-feira atividades da 2ª Semana Nacional do Arquivo, evento que busca valorizar e dar visibilidade ao trabalho de preservação e acesso à memória institucional no país.

O evento consolida mais uma parceria de sucesso entre a Unimar, que reestrutura seu Centro de Documentação, e a Unesp, que mantém em Marília um curso pioneiro e reconhecido na área de arquivologia.

Unimar e Unesp promovem debate sobre Memória Institucional em parceria que valoriza arquivo e centro de documentação

A pró-reitora de Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, explicou que o encontro é um avanço na valorização do arquivo e da conscientização sobre preservação de documentos e informações das organizações

“Desde quando fui procurada para organizar esse evento foi a importância do arquivo não apenas aquele a que estamos acostumados sobre a história, mas como lidar com o dia-a-dia e preservar dados. Parcerias como esta com a Unesp agregam muito para a qualidade na universidade”, explicou.

O diretor da Unesp de Marília, Marcelo Tavella Navega, destacou a importância do curso de arquivologia, elogiou a iniciativa da parceria com a Unimar, que recebe egressos da Unesp para atuar com o Centro de Documentação.

“As organizações hoje em dia valorizam pouco a importância dos arquivos, da própria memória destas instituições que representam não só a história mas também tudo o que produziram”, explicou a professora Márcia Pazin, do curso de arquivologia da Unesp e uma das especialistas no debate, que contou ainda com a participação da professora Leandra Bizello.

A coordenadora do Centro de Documentação da Unimar, Danila Alencar, disse que o evento dá visibilidade e ajudar a conscientizar sobre a importância da memória institucional.

“Acredito que a contribuição das professoras hoje acrescenta muito para que com o diálogo a gente possa buscar a valorização do setor no país. O arquivo lida com informações de interesse geral e o evento desperta sobre a consciência da importância que os documentos e informações têm hoje.”