Marília

Procurador e advogado de Marília participam em Enciclopédia Jurídica da PUC

Procurador e advogado de Marília participam em Enciclopédia Jurídica da PUC

A PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, que mantém a quarta melhor faculdade de Direito do País segundo ranking produzido pela Folha de S.Paulo, lançou um Enciclopédia Jurídica com acesso livre e gratuito pela internet com a participação de dois professores e pesquisadores de Marília na produção de conteúdo.

O procurador da República Jefferson Aparecido Dias assina o tomo Ministério Público. Já o advogado Emerson Ademir Borges de Oliveira foi responsável pela produção do texto sobre o Princípio da Celeridade Processual. Os dois são professores na Unimar.

A enciclopédia foi produzida para oferecer aos operadores de Direito uma fonte confiável de informações e pesquisa.

“Há uma grande diversidade de fontes de pesquisa jurídica não confiáveis, sem qualidade. Os maiores prejudicados são os estudantes sem um conhecimento aprofundado o suficiente para separar as fontes boas das ruins. Diante dessa demanda social, não medimos esforços para que a Enciclopédia Jurídica da PUCSP virasse realidade”, diz texto de apresentação da Enciclopédia divulgado pela instituição.

O procurador Jefferson Aparecido Dias recebeu um convite de dois coordenadores do Tomo, os professores Olavo de Oliveira Neto e Cassio Scarpinella Bueno.

“Acho extremamente importante fazer parte dessa publicação por ela estar aberta a todos e contar com a participação de importantes nomes da área jurídica no Brasil”, disse o procurador.

A produção envolve grandes nomes. O Conselho Editorial reúne especialistas como Celso Antônio Bandeira de Mello, Paulo de Barros Carvalho, José Manoel de Arruda Alvim, Luiz Alberto David Araújo, Maria Helena Diniz, Nelson Nery Jr., Oswaldo Duek Marques, Roque Antonio Carrazza, Wagner Balera, Elizabeth Nazar Carraza, Guilherme Nucci, Rosa Maria de Andrade Nery, Tercio Sampaio Ferraz Júnior e Teresa Celina de Arruda Alvim.

“É material único de consulta obrigatória, estruturado em verbetes. Assim, quando o operador jurídico deseja conhecer melhor um determinado instituto terá em suas mãos um material profundo e de qualidade, totalmente gratuito. Toda participação é uma oportunidade de estudos e conhecimento. Estar em projetos como esse nos possibilita manter o desenvolvimento e a vanguarda académica”, disse o advogado Emerson Oliveira.

Oliveira conta que o convite para participar do trabalho surgiu do professor Olavo de Oliveira Neto por intermédio do procurador Jefferson Dias. A participação do advogado apresenta um material inédito, escrito com base na doutrina mais contemporânea e, principalmente, em tratados internacionais e jurisprudência

“Estamos muito felizes que a Faculdade de Direito poderá oferecer um instrumento inovador, universal e gratuito. Afinal, não temos conhecimento de qualquer Enciclopédia Jurídica digital e gratuita no mundo, escrita apenas por doutores ou professores de grande renome”, diz a nota da PUC, assinada pelo diretor da Faculdade de Direito, Pedro Paulo Teixeira Manus, e pelo diretor-adjunto, Vidal Serrano Nunes Júnior.

Clique para acessar o texto sobre Ministério Público e acesse o texto sobre Princípio da Celeridade Processual ou, se preferir, acesse a íntegra da Enciclopédia Jurídica da PUC.