A Caravana da TV Digital estará na zona norte de Marília entre os dias 22 e 24 de junho (sexta a domingo) para alertar a população para o desligamento do sinal analógico de televisão – que irá ocorrer na cidade no dia 28 de novembro de 2018 – e para a aquisição do kit digital para quem possui aparelhos antigos de tv.
A caravana estará instalada na avenida Guiomar Novaes, 1.380, em frente à Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof. Olímpio Cruz, no bairro Santa Antonieta, com total apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.
Será a segunda região da cidade a receber a caravana, que de 15 a 17 de junho esteve na rua Amador Bueno, em frente à unidade 4 da Casa do Pequeno Cidadão, na zona oeste, quando reuniu diversas pessoas, com muitas atrações principalmente para as crianças.
O evento irá acontecer também nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho na rua Sergipe (praça da igreja São Bento), região central; e de 6 a 8 de julho na avenida Durval de Menezes, 1.141, em frente à Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof. Antônio Moral, zona sul de Marília.
O consultor de mobilização social da empresa Seja Digital em Marília, Luiz Mendes, explicou todas as fases do processo e destacou a importância da parceria com a prefeitura, que possui um alto nível de capilaridade e mobilidade junto ao público alvo, formado por beneficiários dos programas sociais do governo federal.
“A mobilização em Marília contará com o apoio das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, Divulgação e Comunicação, Administração e Chefia de Gabinete, que receberão instruções por meio de ciclos de treinamentos envolvendo a área técnica, a fim de atuar diretamente com o público alvo do processo”, disse.
Quem poderá receber o kit?
Para receber o kit composto de um conversor, uma antena UHF e controle remoto, o beneficiário contará com pontos de apoio para agendamento da entrega do material que funcionará em locais estratégicos a serem divulgados posteriormente. No momento do agendamento, o beneficiário deverá informar o local da agência dos Correios que pretende retirar o equipamento.
Para saber se seu nome está na lista fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social ou se o agendamento já está liberado em sua região, o beneficiário deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para 147, informando o CPF ou NIS (Número de Identificação Social) fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
O que é a Seja Digital?
A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil.
Criada por determinação da Anatel tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.
Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1.300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.