A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Marília promove nesta terça-feira uma roda de conversa sobre Liberdade de Expressão e Fake News nas redes sociais, em encontro aberto ao público especial e especialmente a profissionais de administração, gestão pública e candidatos.
A proposta é contribuir com as reflexões sobre como lidar com as Fake News, as medidas que estão sendo discutidas para contê-las e suas consequências na liberdade de expressão.
De acordo com o presidente da Comissão coordenadora, Ricardo Maravalhas, o impacto das notícias falsas no cotidiano das pessoas motivou a realização do evento.
“Hoje as Fake News têm atingido de pessoas simples, com boatos e falsidades, como no Guarujá onde uma mulher foi linchada até a morte por um boato que ela havia assassinado crianças, e era mentira, até resultados de eleições, como está sendo apurado entre Rússia e Donald Trump”.
Entre os tópicos que serão abordados na roda de conversa, segundo Maravalhas, está “até que ponto se pode permitir uma liberdade de expressão ou até que ponto nós podemos tolher a liberdade de expressão para tentar coibir as Fake News”. Ele também diz que “foi justamente para discutir na prática questões complexas como essa que foram convidados expositores que pensam sobre o assunto, mas também lidam com ele no cotidiano de seu trabalho”.
Além do coordenador Ricardo Maravalhas, participam como expositores o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Estevan Marinho; o juiz da 3ª Vara Cível de Marília, Luís César Bertoncini; o delegado e doutor em Ciência da Informação Mário Furlaneto Neto; e o jornalista diretor de Comunicação da Câmara de Marília, Geraldo Laperuta Jr.
O evento acontece na rua ua Gonçalves Dias, número 440, no Centro, a partir de 19h.