Educação

Emef de Marília ganha prêmio da Nestlé para alimentação saudável

Emef de Marília ganha prêmio da Nestlé para alimentação saudável

A Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professor  Amaury Pacheco, de Marília, foi uma das vencedoras do Prêmio Crianças mais Saudáveis, promovido pela Fundação Nestlé em parceria com o Instituto Crescer para engajar educadores na promoção de novos hábitos nas escolas.

Foram cinco projetos escolhidos no estado de São Paulo e cinco no estado da Bahia, que serão premiados em cerimônia realizada em 4 e 5 de julho, na capital paulista.

A instituição de Marília foi selecionada pelo projeto “Melhor escolha na escola: melhor alimentação e recreação”, que propõe cuidados com o refeitório, implementação de horta nos espaços da escola e preparação de alimentos na cozinha experimental.

O projeto prevê ainda produção de cartazes informativos sobre cardápios e outros temas ligados a hábitos saudáveis

A escola vai passar por fases de formação para os profissionais envolvidos e com acompanhamento, capacitação técnica e suporte, além de um prêmio de R$ 35 mil a ser aplicado em benfeitorias e melhorias estruturais na escola para realizar o projeto.

E o apoio chega em boa hora. A Amauri Pacheco era uma escola estadual que foi municipalizada recentemente e já terá suporte para entrega de material que a unidade não tinha.

“Como fomos municipalizados recentemente não conseguimos ser incluídos em programa de repasses. Assim, além de trabalhar a questão do alimentação mais saudável, vamos ter aporte e melhorar a estrutura”, explica o diretor Wesley Zandonato Correia.

A participação no projeto foi uma iniciativa da professora Tânia Cristina da Silva, da oficina de jogos matemáticos, que no dia 4 de julho vai a São Paulo participar da premiação e da primeira etapa de formação dos profissionais.

O objetivo da premiação é reconhecer e apoiar a implementação das iniciativas para promover alimentação equilibrada e prática de atividades físicas em escolas públicas dos dois estados.

Os projetos foram avaliados por uma comissão composta por profissionais multissetoriais da Nestlé, Fundação Nestlé, Nova Escola, PNUD, Instituto Crescer e Goldenberg.

Além de Marília, foram premiados projetos das cidades de Aspásia, Botucatu, Caraguatatuba e Sorocaba (SP); e de Botuporã, Cafarnaum, Ilhéus, São Francisco do Conde e Salvador (BA).

A iniciativa também prevê a disponibilização de cursos online e gratuitos ligados à promoção de hábitos mais saudáveis, que serão divulgados, ao longo do ano, no portal criancasmaissaudaveis.com.br para todos os educadores interessados.

Os três primeiros  conteúdos já estão disponíveis. Os temas são: “Escolha Opções Nutritivas e Variadas”, “Brinque Ativamente” e “Escolha Beber Água”.