Uma campanha de marketing da Kopenhagen, uma das mais famosas marcas de chocolates finos do país, reacendeu nas últimas horas uma onda de ataques de protetores de animais contra a marca.
O motivo da indignação é a vinculação de um dos produtos, batizado como chumbinho, a imagens de gatos. O problema é que o doce tem o mesmo nome de um dos venenos mais usados contra animais de rua no país, inclusive com manifestações nacionais de ONGs para aumentar controle sobre venda e uso.
Recentemente atentados contra animais no interior paulista passaram a ser assinados por uma pessoa como “Dr Chumbinho”. O veneno geralmente é adicionado a alimentos dados a animais.
A onda de protestos chegou a Marília e às redes sociais com a divulgação de ataques a um cartaz da marca com a frase “eu acho que eu lambi um chumbinho”, seguida pela imagem de produto, a “língua de Gato”, que tem foto de um gato na embalagem.
Uma foto com o cartaz da campanha e ataques à empresa começou a circular entre pessoas de Marília no final da manhã desta quinta.
A campanha já rendeu uma enxurrada de críticas nas páginas da Kopenhagen em redes sociais. “Achei a campanha do chocolate chumbinho desprezível sendo que a marca tem a logo de um gato e chumbinho mata gatos vcs não tem noção de quantas crianças podem ser influenciadas por esse tipo de propaganda simplesmente eu acho vcs extremamente irresponsáveis é de um mau gosto terrível”, disse uma consumidora.
A ação reacende uma polêmica iniciada em outubro do ano passado, quando a marca divulgou campanha para o dia das crianças com imagem de um gatinho brincando com o chocolate chumbinho.
“Primeiro foi o mini chumbinho com gato na embalagem comendo agora a propagando do lingua de gato com chumbinho. Ideia péssima, marketing de lixo de vocês”, disse nesta quinta-feira outra consumidora.
A Kopenagen usou resposta padrão para todas as manifestações contra a cmpanha das crianlças. “Gostaríamos de nos desculpar por qualquer desconforto ou dano que nossos produtos e posts tenham causado. A Kopenhagen repudia qualquer tipo de mau trato aos animais. De qualquer forma, agradecemos por dividir conosco sua opinião, ouvi-la é essencial para que possamos melhorar a cada dia nossos produtos e sua experiência de compra. Já encaminhamos seu feedback para o setor responsável.”