Empresários, profissionais liberais e lideranças em diferentes organizações participaram na noite desta quinta-feira de um encontro para apresentação em Marília do Summit, um programa de capacitação criado nos Estados Unidos para formar líderes com princípios cristãos.
A formação é feita a partir de palestras, videconferências, livros e outras formas de transmissão de informações que oferecem conceitos para liderança, mudanças de atitudes, formação e comando de equipes e participação que influenciem decisões públicas e coletivas.
O evento chega à cidade a partir da atuação da PIB (Primeira Igreja Batista), mas não tem vinculo com nenhuma igreja em especial.
O Summit promove eventos anuais que a partir da ação principal nos estados Unidos são replicados em cidades de todo o mundo. A etapa 2018/2019 será realizada em agosto e reproduzida em outubro em Marília. A reunião desta quinta apresentou o que os organizadores chamaram de “degustação” do projeto.
Desenvolvido a partir da atuação de igrejas, o projeto nasceu em 1995, ganhou dimensão em diferentes segmentos sociais em todo o mundo e chegou ao Brasil em 2012. Na temporada 2017/2018 atingiu 39 cidades em 18 estados. E pretende crescer.
João Campanhã, fundador da empresa Envisionar, que realiza o Summit no Brasil, esteve em Marília para o lançamento do projeto e disse que a meta é começar na cidade com 50 a 60 líderes e chegar a 1.500 participações no evento de outubro e até 4.000 pessoas nos próximos anos.
“Marília é uma cidade que vem crescendo muito. E toda organização que cresce, para manter estabilidade precisa de líderes. Nós temos uma grande carência de líderes no país. Queremos despertar os líderes para uma nova visão”, afirmou.
Francisco Mecenas, coach do projeto, esteve na cidade para apresentação do programa e motivação dos líderes e participantes.
Disse que a ideia do projeto é dar acesso a palestrantes de alto nível e sucesso em suas carreiras que não poderiam ser levados de forma presencial a todas as cidades e tornar os líderes pessoas melhores.
“A gente quer incentivar as lideranças a desejarem se aperfeiçoar, buscar excelência. E quando você consegue fazer isso não fica sozinho, quer atingir outros, queremos criar uma onda.”
O pastor Domingos Jardim, da PIB, disse que há algum tempo tentava trazer uma edição do evento para Marília e acredita que os diferentes segmentos profissionais serão atingidos para formar lideranças com princípios bíblicos.
“Se você não tem liderança com princípios de amor ao próximo, justiça social, cuidados, você só pensa em si mesmo. Se você tem princípios não vai só exercer uma liderança, mas marcar gerações”, disse o pastor.
O lançamento já reuniu nomes de importantes empresas e organizações da cidade, como o vice-provedor da Santa Casa, Norival Carneiro, que apontou a necessidade de formar líderes preocupados com a qualidade de vida das pessoas em geral.
“O Brasil se encontra em um momento que precisa de líderes, pessoas que tomem conta, ajudem a tocar esse país. Hoje ninguém confia em ninguém. Precisamos dar as mãos, os profissionais, empresários, serviços em gerais. Sou voluntário na Santa Casa, estou há 22 anos, o Milton Tedde há 37, a gente sabe o que é isso. Você não encontra mais pessoas de todos os setores que vão doar seu tempo para isso”, afirmou.
Também atraiu lideranças políticas, como o vereador Luiz Eduardo Nardi e o ex-vereador e ex-secretário municipal Roberto Monteiro, que defendeu cabe a cada cidadão buscar informação e capacitação para fazer as mudanças que o país precisa.
“Vivemos tempo de escuridão. Cabe a nós buscar leituras, palestras, informação para melhorar como pessoas, como seres humanos, firmar liderança de quem já tem, ensinar quem não tem”, afirmou.
O Summit acontece em Marília na última semana de outubro. Para conhecer mais do projeto acesse o site oficial.