Marília

Diocese cria Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística em Marília

Diocese cria Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística em Marília

Católicos de Marília ganharam na noite desta sexta-feira sua 18ª comunidade paroquial: a Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística, um espaço que começou a ser criada com ampla mobilização de fiéias a partir da evolução na ocupação da zona leste de Marília e nos últimos três anos atuou como ‘Quase-Paróquia’.

A implantação oficial aconteceu durante celebração da missa que contou com a presença de centenas de fiéis. O bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, criou a Paróquia e, com o rito de dedicação do templo, inaugurou a igreja que começou a ser construída em 2015.

“Tudo foi realizado porque Jesus é a pedra angular neste edifício”, enfatizou o bispo diocesano durante sua homilia. Ao retomar o tempo em que a comunidade pertencia à Paróquia Santa Isabel, Dom Luiz Antonio agradeceu aos padres, religiosos e leigos que auxiliaram com a evangelização, bem como a todos os que colaboraram na construção da igreja e concluiu afirmando que a criação e instalação da Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística “consolida o árduo e gratificante trabalho realizado pela comunidade e voluntários com a coordenação do Pe. Danilo”.

COMUNIDADE

Em 1995, na Praça Hiroshima, o Pe. Rui Félix celebrou a primeira missa que deu início a então comunidade Nossa Senhora Rosa Mística, pertencente à Paróquia Santa Isabel. A princípio, sem estrutura para os momentos de oração, os fiéis participavam das missas na Sorveteria Esmeraldas e, depois, no Colégio Criativo.

No dia 31 de janeiro de 2015, o bispo diocesano criou a Quase-Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística e designou o Pe. Danilo Nobre dos Santos para assumir a comunidade e iniciar a obra do templo que, pronta, conta com 688 metros quadrados de construção.

Com arquitetura moderna, a nova igreja de Marília traz em seus 220 metros de vitrais, confeccionados no estilo mosaico, elementos abstratos que retratam o céu, a terra, a vegetação e os rios, e também rosas, símbolo da imagem da padroeira, com feixes de luz em direção à terra, em sinal de bênçãos sobre o povo.   

Por questões geográficas, a comunidade Santa Luzia, do distrito de Lácio, passa a pertencer à Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística.