A Artesp, agência reguladora de transportes no Estado, e a Entrevias, concessionária que gerencia a rodovia SP-333, anunciaram nesta segunda-feira que vão recorrer ao Tribunal Regional federal em São Paulo contra decisão que suspendeu funcionamento da praça de pedágio no KM 315 da rodovia, a poucos metros da BR-153.
Em nota, a Artesp informa que não foi notificada oficialmente mais já tomou conhecimento da decisão e que a duplicação dos nove quilômetros da rodovia até o trevo de acesso à rodovia federal foi concluída nesta segunda e será oficialmente entregue nesta terça.
Segundo a Agência, a obra recebeu R$ 28 milhões em investimentos da Entrevias e o trecho todo da concessão vai representar R$ 3,9 bilhões em 30 anos. A ideia é que os serviços sejam remunerados pelas praças de pedágio em toda a rodovia – serão quatro.
A Entrevias informou que “recebeu a notificação e irá recorrer judicialmente.”. Veja abaixo a íntegra da nota enviada pela Artesp:
“A Artesp tem conhecimento do assunto e prestará todos os esclarecimentos, mas ainda não fomos notificados. Informamos, ainda, que vamos recorrer.
Cabe destacar que os investimentos proporcionados pela concessão já tiveram início há um ano, mesmo sem a cobrança de pedágio, com obras de modernização e ampliação do trecho concedido. Inclusive, será concluída hoje a obra de duplicação do trecho de Marília da SP 333.
A partir de amanhã, todos os usuários já estarão usufruindo do conforto, fluidez e segurança da nova faixa que vai do km 314,4 ao km323. A obra teve investimento de R$ 28 milhões. A duplicação, além de melhorar o conforto do usuário, possibilitando viagens em tempo mais curto, também aumenta a segurança da rodovia, já que esse tipo de intervenção é importante para reduzir acidentes como colisões traseiras e laterais.
Ainda em Marília, entre 2019 e 2020, serão iniciadas as duplicações dos trechos entre o km 295 e o km 314 e entre o km 337 e o km 385.
Ressalta-se que a concessão é responsável pelos investimentos de R$ 3,9 bilhões, que serão realizados ao longo dos 30 anos de contrato, incluindo uma série de outras obras que vão modernizar a SP-333, deixando-a mais segura e confortável aos usuários. Serão 201 quilômetros de duplicação na SP-333.
Os investimentos da concessão também irão modernizar a rodovia com a implantação de serviços aos usuários como guincho, ambulância, monitoramento por câmeras, entre outras.
É importante lembrar que o projeto de concessão do Lote Centro Oeste Paulista foi discutido em audiências públicas, incluindo a implantação de praças de pedágios. O projeto também foi colocado à consulta pública, período em que a população em geral pôde encaminhar sugestões ao projeto. “