Marília

Dias Toffoli passa semana como presidente do STF

Dias Toffoli passa semana como presidente do STF

O mariliense Dias Toffoli, vice-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), assumiu interinamente nesta segunda-feira a presidência da corte e fica no cargo até o final de semana.

Toffoli substitui como interino a presidente Carmen Lúcia, que assumiu a presidência da República em função de uma viagem do presidente Michel Temer e dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE). Como presidente, Toffoli responderá pelo plantão do Judiciário, decidindo pedidos mais urgentes que chegarem ao STF.

A semana como presidente antecede o início de mandato de Toffoli como presidente de fato no STF. A partir de setembro ele inicia mandato de dois anos à frente do tribunal como o mais antigo membro da Corte que ainda não exerceu a função.

Toffoli chegou ao STF em 2009 por indicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nascido em Marília, Toffoli é formado em direito pela Universidade de São Paulo. Foi advogado geral da União antes da indicação ao STF.

Pela segunda semana seguida Carmen Lúcia assume a presidência da República e pela quarta vez assume o comando do país desde o início do período eleitoral.

Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Eunício Oliveira (PMDB-CE). Ambos também viajaram ao exterior durante a ausência de Temer para evitar assumir o cargo e se tornarem inelegíveis nas próximas eleições, de acordo com as regras eleitorais.