Empresários e lideranças de diferentes setores de atuação em Marília participaram de um encontro com a consultora Márcia Santin, ex-dirigente do Conselho de Desenvolvimento de Maringá, para discutir a implantação de órgão semelhante na cidade.
O encontro é mais uma etapa em trabalho que começou com viagens e contatos com empresários e dirigentes da cidade paranaense onde o Conselho tem forte atuação e influencia políticas públicas e investimentos.
Márcia Santin veio para falar sobre formação de governança da sociedade civil e planejamento estratégico. “Ela ressaltou pontos importantes para a formação do grupo mariliense”, disse Adriano Martins, dirigente da Associação Comercial e Industrial de Marília.
A consultora explicou os aspectos de formação e atividade do conselho para discussão, sugestão e monitoramento de ações que promovam a infraestrutura adequada para a cidade no futuro.
“O Condem tem personalidade jurídica e é formado por entidades do município que querem uma cidade no futuro de forma adequada. As megatendências que Marília sofre ou sofrerá são: mudanças demográficas e sociais, deslocamento do poder econômico, urbanização acelerada, avanços tecnológicos, aumento da dívida pública e mudanças climáticas e escassez de recursos”, disse Márcia Santin.
Para ela, a cidade precisa de um planejamento em médios e longos prazos para estas questões inevitáveis. Márcia Santin explica que desenvolvimento não é um resultado automático do crescimento econômico, mas das relações humanas, do desejo e da vontade das pessoas de alcançarem uma melhor qualidade de vida para todos.
“Uma vez identificados às potencialidades da cidade é possível escolher vocações, estabelecer metas, definir estratégias e prioridades, bem como monitorar e avaliar resultados”, explicou a consultora paranaense.
A Acim já promoveu uma palestra com o prefeito de Maringá, Silvio Barros, em Dezembro na sede da Acim, autor do projeto de implantação Codem naquela cidade há 20 anos. Marília já enviou uma comitiva de empresários e profissionais para conhecer em Maringá os detalhes da atuação do conselho.
“Vamos promover outros encontros e começar a desenhar o que queremos e o que podemos realizar neste sentido. Vamos unir forças e formar um fórum permanente de discussão sobre o desenvolvimento da cidade”, disse Adriano Martins.