Marília

Marília faz mudança relâmpago em conselho para virar município turístico

Projeto de aproveitamento dos vales de Marília como pontos turísticos
Projeto de aproveitamento dos vales de Marília como pontos turísticos

A Câmara de Marília faz nesta quarta-feira, 1 de agosto, uma sessão extra no final do recesso parlamentar para aprovar em ritmo de urgência dois projetos da Prefeitura para regulamentar o Conselho Municipal de Turismo e melhorar a qualificação da cidade como centro de investimentos no setor.

O objetivo é atender exigências do governo estadual para uma avaliação ainda nesta semana que pode incluir Marília na lista de 140 cidades que vão receber registro como MITs (Municípios de Interesse Turístico).

O reconhecimento representa o acesso a programas de repasses de dinheiro e suporte técnico para novos investimentos no setor, potencializar serviços que já atraem visitantes e criar novas estruturas de atendimento, recepção e atração de turistas.

A nova legislação cria um modelo de conselho com ampla participação da sociedade – serão 16 representantes da comunidade com mais seis do poder público – e dá poderes ao conselho para propor medidas administrativas, opinar sobre projetos e políticas públicas e promover ações de divulgação, modernização e desenvolvimento do turismo na cidade. Acesse aqui a íntegra do projeto com a nova regulamentação do conselho.

A cidade já recebe grande movimento diário de turismo de negócios, serviços médicos e de educação. São considerados turistas todos os viajantes em trânsito que usam hospedagem, serviços de alimentação e atividades comerciais fora de seus domicílios.

Os vereadores vão discutir duas propostas: uma revoga que a atual estrutura do conselho e outro para criar o novo modelo de gestão e formação do órgão. Além do Conselho, a cidade já implantou mudanças como a criação do plano diretor de turismo – veja aqui – que prevê implantação de parques, museus e outras áreas de exploração turística, além de envolvimento de empresas do setor, como hotéis, bares, restaurantes e universidades, na discussão de políticas públicas

“Com esta reformulação na constituição do Comtur, Marília segue o modelo oferecido pela Associação dos Municípios de Interesse Turístico e Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias e Municípios Turísticos. Desta forma, acreditamos que Marília será classificada como MIT”, disse o secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Turismo, Cássio Júnior.