Marília

Unimar lança prêmio de monografias com homenagem a Ademir de Oliveira

Unimar lança prêmio de monografias com homenagem a Ademir de Oliveira

A Unimar (Universidade de Marília) abriu inscrições para o primeiro concurso de monografias Cátedra Professor Ademir de Oliveira, que além de oferecer prêmios a alunos e ex-alunos pela produção vai prestar uma homenagem ao professor e perito falecido em 2017 após longa e aplaudida carreira na instituição.

O prêmio vai receber monografias com 20 a 25 páginas sobre o tema “Brasil, um gigante de possibilidades adormecidas” e está aberto para pesquisas nas áreas de socioeconomia, políticas públicas, democracia, espaço urbano, meio ambiente, antropologia, saúde pública, novas tecnologias e temas voltados ao desenvolvimento do país.

Vai entregar prêmio de R$ 1 mil para a melhor monografia, R$ 500 para a segunda e placa homenagem para a terceira. Aberto a alunos e ex-alunos da Unimar, o concurso não permite a participação de qualquer pessoa que tenha mantido vínculo de trabalho com a instituição.

O prazo para entrega dos trabalhos será aberto nesta sexta e termina no dia 11 de outubro. O concurso terá três fases: 1- verificação quanto à conformidade da estrutura, tema e inscrição; 2-análise por uma banca examinadora e sessão pública com os três trabalhadores melhores classificados.

Na sessão pública os candidatos terão dez minutos para apresentar e defender seus projetos de pesquisa. As monografias devem ser inéditas e produzidas de forma individual pelo aluno, com atenção a normas técnicas e de referências bibliográficas descritas no edital, que está disponível no Nipex (Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão).

A comissão julgadora será formada pelo professor doutor Emerson Ademir Borges de Oliveira (presidente), professora Regina Lúcia Ottaiano Losasso Serva, professor doutor Jefferson Aparecido Dias, professora doutora Tereza Laís Megucci Zutin, professor doutor Rogério Leone Buchaim, professora doutora Walkíria Martinez Heinrich Ferrer e professora Ana Cláudia Rosseto.

Alunos e professores durante homenagem a Ademir de Oliveira na Unimar

PROFESSOR ADEMIR 

Professor e pesquisador em ciências contábeis Ademir Oliveira foi também servidor estadual na área de segurança. Mestre em ciências contábeis com tese sobre perícia contábil em processos judiciais, foi professor na Unimar por aproximadamente 35 anos e era de forma recorrente homenageado pelos estudantes e pela instituição nas formaturas.

Nascido em Paranavaí (Paraná), mudou-se com a família para Marília em 1970. Aqui casou com a professora Creusa, com que teve os filhos Emerson Ademir Borges de Oliveira, advogado e doutor em direito, e Juliana Borges, enfermeira, e os netos.

Formou-se no Paraná e atuou na cidade em grandes empresas, como a indústria Novaes e a Dori, antes de ser aprovado em concurso para atuar como perito contábil na polícia.

Faleceu em 20 de setemnbro de 2017, aos 68 anos, poucos meses depois de se afastar das atividades como professor para tratamento de saúde.