A cantora norte-americana Aretha Franklin, de 76 anos, morreu hoje (16), em casa, em Detroit, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada por Gwendolyn Quinn, empresário da artista.
Chamada de a “rainha do soul” ou “dama do soul”, Aretha Franklin virou ícone da música negra. Era apontada como referência e foi considerada a maior cantora de todos os tempos pela revista Rolling Stones.
Talentosa e com uma elevada habilidade artística e vocal, Aretha Franklin também interpretou jazz, rock, blues, pop e ópera. A cantora foi diagnosticada com câncer em 2010 e desde então enfrentou duro tratamento contra a doença.
registrada como Aretha Louise Franklin, ela nasceu em Memphis, no estado americano do Tennessee, em 25 de março de 1942. Gravou seu primeiro disco aos 14 anos influenciada pelo pai, Clarence LaVaughn Franklin, um pastor batista. Tornou-se uma estrela gospel até virar um grande nome do rhythm and blues.
Recebeu 18 prêmios Grammy, incluindo um pelo conjunto da obra.Em 1987, ela se tornou a primeira mulher a entrar no Hall da Fama do Rock and Roll. Deixou sucessos como “(You Make Me Feel Like) A Natural Woman” (1968), “Day Dreaming” (1972), “Jump to It” (1982), “Freeway of Love” (1985) e “A Rose Is Still A Rose” (1998).