Marília

Ministério anuncia equipamentos para HC e vagas para Unimar

Serviço de ressonância da Famema, que está parado há um ano
Serviço de ressonância da Famema, que está parado há um ano

O ministro da saúde, Gilberto Occhi, anunciou durante audiência com uma comitiva de Marília nesta segunda-feira (27) o repasse de R$ 4,95 milhões destinados a financiar a aquisição de dois novos equipamentos de imagem para o HC-Famema e a ampliação de oferta de vagas na Unimar.

O Hospital das Clínicas teria suporte para aquisição de um novo aparelho de ressonância nuclear magnética e de tomografia computadorizada.

O HC está há aproximadamente um ano sem serviços de ressonância. Pacientes internados são encaminhados para outros serviços.

Já os casos eletivos, em que a rede de saúde encaminha os exames são definidos pela Direção Regional de Saúde, da Secretaria Estadual, para outros centros da cidade ou região.

O recurso para a compra deverá ser repassado ao Estado para compra dos equipamentos pela autarquia HC-Famema com a possibilidade de adiantamento com compra direta ao hospital pela Secretaria de Saúde, que já dispõe de atas de licitações específicas para aquisição.

Embora seja uma grande notícia, há expectativa de mais detalhes para consolidação dos benefícios. O HC já registrou outros avisos de investimentos que não foram concretizados, como a instalação de um novo acelerado linear para o setor de oncologia, que foi anunciado mas nunca chegou.

Um comunicado divulgado pela Famar (Fundação de Apoio à Faculdade de Medicina de Marília) aponta que os equipamentos podem chegar ao hospital ainda neste ano.

Já o Hospital Universitário da Unimar foi beneficiado com redenciamentos de leitos de retaguarda, que vão servir de forma complementar à rede de urgência e emergência da região, da qual o pronto socorro do HC é a porta de entrada.

O anúncio foi feito em reunião com a participação da superintendente do HC-Famema, Paloma Libânio Nunes, do diretor-geral do Complexo Famema, Valdeir Fagundes de Queiroz,  da diretora do Hospital da Unimar, Márcia Mesquita Serva.

A audiência e encaminhamento das reivindicações foram feitos a partir de iniciativa do gabinete do deputado federal Beto Mansur (MDB), que apesar de ter base eleitoral na baixada santista mantém assessoria na cidade.