Nesta terça-feira, 11, uma comissão do Ministério da Cultura divulgou o representante brasileiro na disputa pela estatueta do Oscar que ocorrerá no início do próximo ano: O Grande Circo Místico, do diretor Cacá Diegues, busca o prêmio inédito no país.
O favorito, segundo especialistas, apresenta pontos fortes como ¨poesia e magia da música brasileira¨, além da assinatura Cacá Diegues, segundo reforçou a presidente do grupo, Lucy Barreto, foram fatores determinantes para diferenciar o longa-metragem dos outros 23 possíveis candidatos.
O filme, é baseado na história de uma família circense sob a ótica do mestre de cerimônias que não envelhece e, a partir desse fato, Diegues acrescenta elementos de surrealismo à narrativa que acompanha cinco gerações da familia de proprietários do circo.
Estão no elenco os atores Jesuíta Barbosa, Mariana Ximenes, Bruna Linzmeyer, Rafael Lozano, Catherine Mouchet, Antônio Fagundes e Vincent Cassel. O roteiro é uma parceria entre Diegues e George Moura. A Globo Filmes é coprodutora do longa.