Marília

Defensoria cadastra famílias para exigir vagas em creches

Defensoria cadastra famílias para exigir vagas em creches

A Coordenação Regional da Defensoria Pública do Estado em Marília oferece de forma gratuita a famílias de baixa renda atendimento jurídico para ações judiciais que busquem garantir vagas em creches públicas da cidade para crianças sem atendimento.

As famílias interessadas devem fazer cadastro na sede da defensoria em Marília, na avenida Sampaio Vidal, 132, de segunda a sexta-feira das 8hh às 9h30.

Os interessados precisam apresentar documentos como RG e CPF do representante da criança, RG ou certidão de nascimento da criança, comprovante de residência, comprovante de renda de todas as pessoas maiores de 16 anos que residam na casa, protocolo do pedido de vaga na Secretaria de Educação de Marília e declaração do empregador com informação do horário de trabalho.

“A educação é um direito assegurado pela Constituição Federal a todas as crianças, tendo a Defensoria Pública como atribuição, dentre outras, a propositura de ação judicial para obtenção de vaga na educação básica em favor daqueles que sejam economicamente hipossuficientes”, diz comunicado assinado pelo coordenador regional da defensoria, Bruno Bortolucci Baghim.

Tradicionalmente as creches municipais acumulam casos de crianças na fila por falta de vagas. A Prefeitura reorganizou recentemente o modelo de cadastro das crianças interessadas, mas ainda não estabeleceu garantia de vagas para todos os inscritos.