Arte & Lazer

Drama de estudantes discute depressão, dor e suicídio e ganha palcos

Drama de estudantes discute depressão, dor e suicídio e ganha palcos

Não poderia ser mais direto: um drama produzido por estudantes e estrelados pelos jovens ganham palco em escolas e pontos de concentração de adolescentes e jovens adultos na cidade com uma nova abordagem para temas que ganham interesse: depressão, dor, suicídio.

GRITE é uma esquete/drama da CÓTEX, uma companhia de teatro experimental, formada por jovens atores e escritores marilienses. O drama foi escritor por Fabio Galhardo e Gian Gonzales.


O processo  começou a partir de uma poesias publicada por Gian e se desenvolveu-se a partir de influências do movimento clow e acompanhamento da crescente taxa de suicídios em Marilia.

A personagem central (Natalia Horvath) acorda vendada e em uma cadeira , na companhia de seu algoz (Gian Gonzales), que virá, ao decorrer da trama, instigar seus pensamentos mais perturbadores  e profundos, trazendo analogias para uma reação: “Grite”.

“O texto discute temas  como depressão, automultilaçao, comportamentos autolesivos e principalmente a mensagem de valorização da vida, a partir  de uma ótica teatral, baseada em quadros e imagens reais”, diz Gian.


A produção já ganhou sessões no teatro do Sesi, Unimar e  diversas escolas de ensino médio, a partir de ações sociais para tratar desses assunto com os adolescentes. As próximas apresentações estão marcadas para 8 de outubro, durante a Semana de Recursos Humanos da Unimar, e dia 20, na escola Wanda Helena Toppan Nogueira.

Há outros convites para escolas como o Monsenhor Bicudo, também para o Curso de Pedagogia, entre outros.

“A gente não esperava a receptividade que teve. A partir do momento em que a gente começou a ir para as escolas do ensino médio a gente passou a ter mais receptividade e a reação foi muito bacana, em todas as apresentações tem pessoas que se emocionam, sentem representadas. Em uma escola teve uma menina que procurou a gente, veio dar um abraço, disse que a gente tinha mudado o dia dela”, diz Gian.

Os espetáculos são sempre gratuitos e interessados podem entrar em contato por email – [email protected][email protected] – e/ou por whatsapp no numero (14) 99609 6613.