Durante três dias a partir da próxima segunda-feira, dia 8, um encontro internacional em Marília vai discutir a implantação do método ABA (sigla em inglês para Análise do Comportamento Aplicada) no atendimento a crianças e jovens autistas acompanhadas pelo Espaço Potencial na cidade.
O encontro terá duas palestras de nível internacional, com Valéria Parejo, da Califórnia (EUA), analista de comportamento BCBA e Marília Celisabel Caldevilla, da Changing Behavior, também dos Estados Unidos.
O método ABA é desenvolvido com abordagens a partir da compreensão do comportamento da criança e da família em torno dela. Busca incentivar comportamentos positivos e reduzir os comportamentos inadequados.
Marília já supervisiona a implantação do método na cidade, onde esteve em abril. A Changing Behavior, com sede em Miami, é uma instituição dedicada ao desenvolvimento do método ABA.
Além das especialistas internacionais, o encontro terá a participação do psicólogo e analista do comportamento Felipe Tardem, de Londrina-PR, e do médico psiquiatra Renato Stroppa de Agostinho, de Marília.
O encontro será realizado no Anfiteatro da Reitoria da Unimar nos dias 8, 9 e 10 de outubro, sempre a partir das 18h. Informações e inscrições pelos telefones 3316-0623 e 3316-0624 ou pelo e-mail é [email protected].