O cirurgião mariliense Vitor Barion de Pádua conquistou a vaga única oferecida por um programa europeu de especialização promovido pela Sociedade Europeia de Joelho (EKS), que oferece anualmente o Travelling Fellowship, um programa de bolsas de estudo com quatro vagas, sendo três delas reservadas para europeus e uma para médico não europeu.
Vitor Barion é o primeiro representante brasileiro a participar do programa, que tem foco no aperfeiçoamento de habilidades e difusão de conhecimento para cirurgiões ortopédicos interessados em cirurgia no joelho.
Ortopedista e traumatologista, ele é formado pela Famema (Faculdade de Medicina de Marília ) em 1999, com estágio em faculdades na Suécia e na Grécia na área de Cirurgia Ortopédica, o que contribuiu para a escolha de sua especialização em Ortopedia e Traumatologia, cursada posteriormente no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (HUEC).
Em seguida, se especializou em Cirurgia do Joelho pelo Lyon School of Knee Surgery, em Lyon, na França, considerado como centro de referência na especialidade em todo o mundo. Ainda no mesmo país, recebeu bolsa como residente estrangeiro, onde permaneceu em aperfeiçoamento por um ano e meio, até regressar a Marília, sua cidade natal, em 2004.
Atualmente faz parte da diretoria da ALCJB – Associação Lyonesa Cirurgia Joelho Brasil, colaborando para a organização das Jornadas Lyonesas no Brasil, réplica dos eventos realizados na França, com alto nível científico e presença de nomes internacionais.
Atua também como docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Marília (UNIMAR) e é coordenador da R4 de Cirurgia do Joelho do Hospital Beneficente Unimar em parceria com a Clínica Professor Doutor Hilário Maldonado.
É membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS), Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ), Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE), Sociedad Latinoamericana de Artroscopia Rodilla y Traumatología Deportiva (SLARD), International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS) e European Society of Sports Traumatology Knee Surgery and Arthroscopy (ESSKA).
As atividades acontecem entre os dias 29 de outubro e 23 de novembro, período no qual os selecionados visitarão oito hospitais de alto nível na Europa, nas cidades de Lyon e Marselha na França; Oxford, Exeter e Southampton na Inglaterra; Florença na Itália; e Leuven e Antwerp na Bélgica. O foco do aprendizado estará sobre vários aspectos das doenças degenerativas e da artroplastia do joelho.
Após a finalização do programa, os bolsistas selecionados também participarão da próxima reunião da EKS em Megève, França, em 15 e 17 de janeiro de 2019, quando terão que apresentar seu parecer sobre a experiência do estágio.
“Já pleiteava a vaga há três anos e agora fui selecionado, o que me proporcionou muita satisfação e alegria. Terei a oportunidade de conhecer e assistir cirurgias nos principais hospitais da Europa, conhecendo o que há de melhor em todos esses centros de referência”, afirma o cirurgião. “Além dessas atividades, também ministrarei aulas para apresentar os trabalhos que realizamos no Brasil. A possibilidade de representar nosso país, além da oportunidade de trazer todo esse conhecimento para nossa região é gratificante”, completa.
SOBRE A EKS
A European Knee Society (EKS) foi criada em 2014 para agrupar grandes nomes europeus em nas especialidades artroplastia e doenças degenerativas do joelho. Mais de 60 especialistas em joelho na Europa juntaram-se à sociedade com o objetivo de fortalecer e consolidar o conhecimento e experiência europeus neste domínio.
Os principais objetivos da EKS são avançar no conhecimento da patologia degenerativa do joelho e artroplastia do joelho, além de proporcionar um ambiente educacional adequado que mantenha o mais alto nível de padrões profissionais, buscando promover avanços contínuos no conhecimento profissional, aperfeiçoando as técnicas cirúrgicas e o tratamento das doenças que acometem os joelhos.