A mobilização de rotarianos durante a Campanha de Vacinação Contra Pólio e Sarampo foi reconhecida pela Prefeitura de Marília em uma solenidade realizada na tarde desta quarta (24), Dia Internacional de Combate à Polio. Presidentes e representantes de sete clubes, da Casa da Amizade e do Distrito 4510 receberam, nesta quarta-feira (24), certificados do prefeito Daniel Alonso e da secretária municipal da Saúde, Kátia Santana.
O encontro aconteceu no gabinete do prefeito e contou com as presenças de enfermeiras da Vigilância Epidemiológica do município. “A atuação do Rotary foi determinante para que tivéssemos esse excelente resultado. Marília tem clubes que fazem a diferença e prestam serviços de imensa relevância”, disse Alonso.
A campanha realizada durante o mês de agosto imunizou cerca de 10 mil crianças contra as duas doenças, com um percentual de 98% de cobertura da faixa etária com mais de um ano e menos de cinco.
Além dos rotarianos, o trabalho contou com o apoio das duas empresas responsável pelo transporte urbano na cidade, a Sorriso de Marília e Grande Marília, que afixaram cartazes em todos os veículos e incluíram mensagens sobre a cmapanha no letreiro dos ônibus.
Um serviço de panfletagem que uniu os oito clubes da cidade teve ainda apoio da Unimed e permitiu disseminar informação em escolas, bairros e pontos de concentração pública.
Receberam os certificados, representando a comunidade rotária, os associados Ageu Duarte Júnior (Rotary Clube de Marília); Flávio Luis Zambom (4 de Abril); Hederaldo Benetti (RC Marília de Dirceu); Jurandir Affonso Ferreira (RC Alto Cafezal); Márcio Medeiros e Sandra de Souza Craveiro Tavares (RC Pioneiro); Rogério Martinez (RC Marília Leste) e Zenóbio Borges (RC Coroados). O RC Tradição também participou da campanha.
A Casa da Amizade foi representada por Maricler Botelho e Sandra Craveiro. O governador assistente Adriano Giraldi Martins recebeu o certificado em nome do governador do Distrito 4510, João Evangelista Pereira.
“Nosso sentimento é de alegria, pelo serviço prestado à comunidade. Hoje mesmo (ontem) conversei com o governador e ele manifestou imensa gratidão ao trabalho de todos os companheiros envolvidos nessa campanha na cidade e saudou o prefeito de Marília, a secretária e os servidores da Saúde, pelo excelente resultado”, disse Martins.
END POLIO NOW
O jornalista rotariano Márcio Cavalca Medeiros explica que a erradicação da Pólio é uma antiga e permanente bandeira da organização, em âmbito internacional. Este ano, houve uma orientação para todos os clubes do Brasil atuassem em apoio à campanha do Ministério da Saúde.
“Hoje o Rotary, no Brasil, atua na divulgação e mobilização, chamando a atenção para a importância da vacinação, mas há apenas 18 anos também atuava custeando as vacinas contra a Pólio no Brasil”, conta Medeiros.
Ele informou ainda que a doença permanece como uma ameaça global, já que ainda existem países (Paquistão, Afeganistão e Nigéria) com situações consideradas endêmicas pela Organização Mundial de Saúde. Mais informações sobre a atuação do Rotary e o movimento internacional contra a Pólio podem ser acessadas em www.endpolio.org