A ONG ambientalista Origem de Marília está nas redes sociais e na internet captando assinaturas em apoio a uma proposta para que a Prefeitura inclua ciclofaixas e espaço para bicicletas no trânsito de Marília como prioridades no plano de mobilidade.
O plano é uma obrigação legal do município e a intenção da Origem é valorizar meio de transporte de baixo custo, sustentável, saudável e que enfrenta restrições de segurança e acessibilidade para os usuários.
“Entre as principais conquistas da nova legislação, a primeira é a priorização dos modos não motorizados e do transporte público coletivo”, explica a ONG no lançamento da petição on line.
A cidade deve aprovar até abril de 2019 o plano de mobilidade urbana para ter direito a repasse de recursos para o setor.
“No dia 09 de fevereiro lançamos em Marília a campanha Bicicleta nos Planos, elaborada pela UCB – União de Ciclistas do Brasil e rede Bike Anjo. Os cidadãos abaixo assinados ratificam a exigência expressa na lei no sentido de que seja incluída a bicicleta na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana,”, diz o documento.
Segundo a ONG, a exemplo das melhores cidades do mundo a preferência pelo uso seguro de bicicletas nos deslocamentos individuais é essencial para a melhor qualidade de vida da população, o meio ambiente mais puro e um trânsito eficiente.
“Para isso a prefeitura priorizar as ciclovias, ciclofaixas, bicicletários, espaço para bicicletas no transporte público e outras medidas como a própria educação dos ciclistas e dos pedestres.”
Acesse a página da petição on line para colaborar nesta campanha