O economista Eduardo Moreira, eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela revista Investidor Institucional, e o jornalista João Borges, especializado em economia que vive os bastidores do tema em Brasília, participam nesta quarta-feira em Marília de um encontro para discutir cenários e perspectivas da economia para 2019.
O evento, fechado para convidados, acontece a partir de 19h na Associação dos Engenheiros e integra o projeto Antena Sicoob Cocred, a terceira maior cooperativa financeira do país e terá como tema “2019: o que vem por aí?”.
Eduardo Moreira é formado em engenharia pela PUC do Rio de Janeiro. Estudou economia na Universidade da Califórnia, onde obteve um Minor Degree em Economia e foi eleito o melhor aluno do curso dos últimos 15 anos (GPA 4.0).
Em 2012, foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela Rainha Elizabeth II em Londres. Em 2013 foi eleito pela revista Época Negócios um dos 40 brasileiros de maior sucesso com menos de 40 anos.
Em 2016 foi votado pela revista Investidor Institucional como um dos 3 melhores economistas do Brasil. Escreveu oito livros, entre eles o best-seller “Encantadores de Vidas”. Foi colunista da revista Exame.
João Borges é jornalista especializado em economia há mais de 30 anos em Brasília e comentarista da GloboNews desde 2003. É também comentarista de Economia do programa “Prova dos Nove”, da rádio CBN.
Trabalhou em O Estado de S. Paulo, o Globo e durante três anos chefiou a área de comunicação do Banco Central onde, além de assessorar o presidente Armínio Fraga Neto, tinha assento nas reuniões de Diretoria e do Comitê de Política Monetária (Copom).
Foi escolhido pelo site Jornalistas & Cia um dos top 50 jornalistas mais admirados da imprensa de economia, negócios e finanças nos últimos três anos.
Gabriel Jorge Pascon, diretor de Negócios da Sicoob Cocred, disse que cooperados e investidores convidados terão a oportunidade de ouvir e interagir com dois especialistas que conhecem a fundo cenários e os bastidores da economia.
“Convidamos nomes de grande peso no mercado para falar aos nossos convidados e prepará-los para um ano que deve ser bastante movimentado. Afinal, somente com acesso a informações de qualidade que empresários e investidores poderão tomar as melhores decisões”, explica Pascon.
A Sicoob Cocred tem expertise em análise de cenários econômicos, agribusiness e consultoria financeira. A cooperativa tem registrado crescimento médio do ativo de 15% ao ano, mesmo em períodos de crise econômica.
As captações (depósitos e Letra de Crédito do Agronegócio) têm crescido em ritmo ainda mais acelerado: no primeiro semestre de 2018 apresentou uma evolução de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A Sicoob Cocred atende pessoas físicas e jurídicas. Segundo Gabriel Jorge Pascon, do total de R$ 1,9 bilhão da carteira de crédito, data-base julho, 62% foram direcionados para clientes pessoa física e 38% para pessoa jurídica.
“Deste volume de quase R$ 2 bi, 45,5% correspondem a modalidades de crédito rural”, afirma. Atualmente, cerca de 60% da carteira de crédito rural da Sicoob Cocred é formada por produtores de cana-de-açúcar e 15% de pecuaristas. Os 25% remanescentes são divididos entre produtores das culturas de soja, café, milho e amendoim.