A Prefeitura de Marília divulgou nesta quarta-feira mais uma alteração no primeiro escalão de assessores do prefeito Daniel Alonso e mexeu em uma pasta que foi foco de diferentes polêmicas nos últimos dois anos: o Planejamento Urbano.
O arquiteto Rubens Yukishigue Ishii será substituído pelo também arquiteto José Antonio Almeida, servidor de carreira na pasta. Ishii, como é conhecido o atual secretário, segue na administração e deve assumir a função de Chefe de Programas de Educação de Trânsito e Análises de Estatística na Emdurb. A mudança será concretizada no dia 19 deste mês.
A secretaria foi centro de uma polêmica técnica e jurídica quando o prefeito Daniel Alonso publicou decreto para tramnsferir ao gabinete e a ele pessoalmente a palavra final sobre todos os projetos de empreendimentos em análise e mesmo com alvarás de obras emitidos. Até o decreto, a liberação era feita apenas pela secretaria.
A pasta também foi alvo de críticas do Conselho de Habitação e de profissionais do setor especialmente na cobrança de medidas como projetos de habitação social, revisão do Plano Diretor e por congelar a atuação do GEA (Grupo Especial de Análise) que deveria ser convocado para emitir parecer em todos os empreendimentos de grande porte na cidade.
NOVO SECRETÁRIO
José Antonio Almeida é mariliense, tem 56 anos e é graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em Arquitetura e Urbanismo e Especialista em Administração Pública pela Univem e em Docência no Ensino Superior pela Unimar (Universidade de Marília).
Funcionário Público concursado, trabalha como Arquiteto na Prefeitura de Marília há 31 anos. Professor dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias de Produção Mecânica, Civil e Elétrica da Unimar por 18 anos em várias disciplinas, com ênfase em Planejamento Urbano e Projeto de Urbanismo. Na atual gestão assumiu a Diretoria de Projetos e em seguida a Assessoria Especial da Secretaria de Planejamento Urbano.