O Grupo de Implantação da TV Digital (Gired) confirmou nesta terça-feira a proposta de desligamento do sinal analógico de TV a partir desta quarta (28) em uma grande relação de cidades do interior paulista que inclui Marília e região. A partir de meia-noite desta quarta as emissoras de TV estarão autorizadas a cortar o sinal analógico
As emissoras de TV terão prazo até o dia 12 de dezembro para concluir o desligamento. A partir desta data, usuários que não tenham antena digital ou sistemas de TV por assinatura vão ficar sem o sinal da televisão.
De acordo com a pesquisa Ibope Inteligência, o interior de São Paulo atingiu 89% de usuários com sistema de TV digital instalados. A expectativa é que nesta quarta a cidade e o interior do estado atinjam os 90% mínimos exigidos para o desligamento.
Além do interior paulista, o corte do sinal analógico deve atingir o oeste do Paraná, com 92% dos usuários já atingidos. sul do Rio Grande do Sul 90%) e interior do Rio de Janeiro, que atingiu 87%.
Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta.
Essa frequência será utilizada para ampliar o serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G) no Brasil. De acordo com a Empresa Administradora da Digitalização (EAD), 41% das cidades já foram mitigadas e 4.263 cidades já foram liberadas.
Durante a campanha de mitigação a população é informada sobre como agir em caso de interferência do sinal da banda larga móvel na TV aberta digital. O período de mitigação dura em média 30 dias. Após o término deste processo, a Anatel libera o uso da faixa de 700 MHz.
Os beneficiários de Programas Sociais do Governo Federal (como Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida e o Tarifa Social de Energia Elétrica) têm direito ao recebimento de um kit gratuito (com antena e conversor).
Os beneficiários devem agendar a retirada do kit no site http://www.sejadigital.com.br/home ou se preferir ligar no 147. Segundo a EAD, serão distribuídos um total de 280 mil kits no mês de novembro.
A lista de localidades afetadas (municípios) está no Anexo III da Portaria 7432/2017 do MCTIC