Começa nesta segunda-feira, dia 10, o cronograma emergencial da coleta de lixo em Marília e todos os moradores devem colocar para fora de casa o lixo doméstico normal.
A partir deste dia a prefeitura vai estabelecer a nova rotina por bairros. Um cronograma para essa orientação deve ser divulgado na segunda-feira também. Antes disso, a ideia é que todas as casas tenham os sacos de lixo depositados de forma correta na rua para limpeza
A mudança foi provocada pelo agravamento de uma crise na relação entre a prefeitura e a empresa Monte Azul, contratada para fazer a coleta e o transbordo do lixo na cidade.
A empresa acusa calote nos pagamentos e diz que a dívida passe de R$ 12 milhões. A Prefeitura admite uma dívida de R$ 9 milhões mas culpa débitos deixados desde a gestão passada como principal causa da dívida.
O sistema especial de coleta deve funcionar até uma contratação de nova empresa para fazer o serviço.
O novo modelo usa apenas estrutura da prefeitura e o número de coletas por bairro vai cair. Até o final de novembro, as equipes recolhiam três vezes por semana em cada bairro. No programa emergencial serão feitas duas coletas.
A prefeitura dividiu a cidade em três grupos, mas a definição dos bairros por grupo só será conhecida durante a semana. Ainda não foi divulgado quem receberá limpeza na segunda, na terça e na quarta-feira.
Assim, todos os moradores devem colocar os sacos fechados, em lixeiras ou da melhor forma para evitar que o lixo se espalhe, nesta segunda-feira. Pelo menos dois terços da cidade ainda devem acordar na terça com sacos na porta de casa. Na quarta-feira será feito o último setor.
A partir daí cada morador já deve saber em que dia depositar os sacos de lixo para coleta:
Grupo 1
Segundas e quintas-feiras
Grupo 2
Terças e sextas-feiras
Grupo 3
Quartas-feiras e sábados