O Papai Noel já chegou à Universidade de Marília (Unimar) levando alegria e carinho para as mais de 200 crianças com paralisia cerebral que são atendidas pelo Projeto Amor de Criança. Foram dois dias de festa, onde as famílias foram recepcionadas com delicioso café da manhã e presenteadas com brinquedos e cestas de natal.
Para o coordenador do Projeto, o pediatra e docente Dr. Francisco de Agostinho Júnior, o evento tem como objetivo celebrar o ano e proporcionar um dia especial às famílias.
“Este café da manhã tem como objetivo celebrar a união e também simboliza o carinho que nossa equipe tem com cada criança e seus familiares, que vivem uma realidade tão difícil ao longo do ano. Este mimo é para que eles se sintam amados e possam ter esta data especial no coração”, relata Dr. Francisco.
O projeto Amor de Criança foi criado em 2013 pela Unimar em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ao longo dos anos, muitas pessoas conheceram o importante trabalho realizado pela equipe e passou a contribuir voluntariamente para o bem estar das crianças.
A Equipe Marinho Runner desde 2014 é responsável pelo acolhimento e o café da manhã oferecido às famílias nos dias de atendimento. Essa equipe também que prepararam a recepção especial de natal. Para a Suraya Modaelli, integrante da equipe, poder realizar a festa é gratificante.
“O Projeto Amor de Criança para nós é um presente porque ao invés de estarmos doando amor, estamos recebendo o amor destas famílias que amam incondicionalmente seus filhos. Para nós é realmente um presente de Deus fazer parte desta equipe”, comemora Suraya.
Este carinho dos voluntários e da equipe multidisciplinar do Projeto faz a diferença na vida das famílias. Ana Maria da Silva de Souza acompanha a neta Alice, com dois anos e seis meses de idade, nos atendimento e, para ela, fez toda a diferença na vida da criança.
“Minha neta está sendo atendida há um ano pela equipe e a qualidade de vida da pequena aumentou muito. Nesta festa de final de ano, poder celebrar com a equipe e com as outras mães é prazeroso. A gente batalha muito e neste mês de dezembro o sentimento é de mais um ano vencido. Nós só podemos agradecer a Deus, à Unimar e à equipe maravilhosa do Projeto Amor de Criança que fazem muito pela minha neta e por todas as crianças”, comemora Ana.
Ainda segundo o Dr. Agostinho, com o final do ano a equipe só tem a agradecer a todos que fizeram a diferença na vida das crianças. “Nós só podemos agradecer a Deus pela oportunidade de trabalhar com esta equipe, junto a estas crianças especiais e na Universidade de Marília, que tornou o projeto ainda mais especial. Estamos felizes por ter cumprido a missão e agradecidos pelo privilégio de viver nestes 365 dias do ano, trabalhando e participando junto a nossa sociedade e com as crianças que precisam”, finaliza o coordenador.
As crianças do Projeto Amor de Criança celebraram o Natal também com os estagiários do curso de Fisioterapia da Unimar e são acompanhadas por equipe multidisciplinar no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e realizam tratamentos na Clínica de Fisioterapia da Universidade de Marília (Unimar).
Os atendimentos são realizados pelos acadêmicos do quinto ano de graduação, através dos estágios supervisionados. Ao longo do ano, auxiliam as crianças na reabilitação das funções motoras e levando mais qualidade de vida.
Para comemorar o ano, as vitórias alcançadas junto a estes pacientes e também a conclusão do curso, os estagiários buscam por parceiros e, através de doações, promovem a Festa de Final de Ano.